Blog Ilton Muller

Mural sobre Mata Atlântica vai colorir a Vila Joaquina

Obra será realizada pelo artista Filiage que fará palestra e visita guiada neste sábado

A cidade de Gramado ganhará um mural multicolorido em tributo à Mata Atlântica. O painel assinado pelo muralista Alexandre Filiage, de aproximadamente 100 metros quadrados, começou a ser pintado nesta quinta-feira (19) na parede lateral externa do Centro de Cultura no Complexo Vila Joaquina. A estimativa é a de que o trabalho esteja concluído até o domingo (22), dependendo das condições climáticas.
A produção da obra será uma das atividades em Gramado do Projeto Muros na Mata Atlântica, iniciativa nacional que já teve ações em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto, em São Paulo, e também em Joinville (SC) e Curitiba (PR).
Além da pintura do painel, o projeto Muros na Mata Atlântica prevê a realização de uma palestra do muralista Filiage sobre a Mata Atlântica no sábado (21), às 9h, na Secretaria Municipal de Cultura, seguida de uma visita guiada ao mural produzido pelo artista.

O projeto Muros na Mata Atlântica
Levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica. Esses são os propósitos do projeto do projeto nacional Muros na Mata Atlântica, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e com o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável da marca para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas. A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Gramado.
Nascido em São José do Rio Preto (SP), e atualmente morador em Campinas (SP), o artista Filiage nota que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.
O mural que Filiage irá pintar em Gramado reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.

Movimento Tudo de Cor
Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América do Sul, Elaine Poço, observa que a iniciativa está em total sintonia com o Movimento Tudo de Cor, ação das Tintas Coral que ao longo de mais de 10 anos de história já entregou mais de 2 mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados, mais de 63 mil voluntários e mais de 1,2 milhão de litros de tinta utilizados.
“O apoio ao projeto está em consonância com o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a valorização das manifestações artístico-culturais e com o incentivo de ações que buscam contribuir para a revitalização do espaço social e para impactar positivamente a vida das pessoas”, completa.
Após Gramado, o projeto Muros na Mata Atlântica levará o colorido de seus painéis para a cidade de Porto Alegre (RS), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

Mais cor e relevância ao espaço urbano
“A arte tem o incrível poder de transformar um simples muro em uma obra artística. Por isso, além de levar beleza às ruas e valorizar o talento do artista por meio de intervenções que proporcionarão mais cor e relevância ao espaço urbano, o projeto também contempla ações formativas para o público”, explica a produtora cultural Silvia Maria Track, diretora da Track Comunicação.


SERVIÇO
Projeto Muros na Mata Atlântica
Onde: Gramado (RS)
Local: Pintura de mural na Vila Joaquina
Quando: 19 a 22 de maio de 2022 (dependendo das condições climáticas)
Ações educativas: palestra sobre a Mata Atlântica no dia 21, às 9h, na Secretaria Municipal de Cultura, seguida de uma visita guiada ao mural
Como seguir e postar nas redes sociais:
Facebook (www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte) com a
hashtag #murosnamataatlantica

Sobre Filiage
Nascido em São José do Rio Preto e morando atualmente em Campinas, atuou como
ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de
animais e plantas. Participou de edições da Campinas Decor e Casa Cor, de São Paulo, e
realizou pintura mural temática em várias cidades paulistas. Tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia.

Sobre a AkzoNobel
Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial - como Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.


Sobre a Track Comunicação
Especializada em produção cultural, foi fundada em Campinas em 2005. Em quase vinte anos de trajetória, participou de mais de 50 projetos e no desenvolvimento de mais de 15 projetos e estímulo à leitura por meio de leis de incentivo fiscal, voltados
principalmente a crianças e deficientes visuais. Promoveu ainda encontros, sessões de
autógrafos e fotos com autores, ilustradores e contadoras de histórias. Também atua na produção de espetáculos teatrais, apresentações musicais e exposição de artes visuais de renomados artistas.

 

Tags:Arte

Confira outros posts

A família do canto coral viveu momentos de emoção na Festa da Colônia
Laghetto inaugura mais dois hotéis em Gramado e Canela
Antônio Gonçalves da Silva é o criador  do slogan “Cidade Jardim das Hortênsias”

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!