Blog Ilton Muller

Mudança no rateio das vacinas pode diminuir defasagem entre municípios

Estado fará novo cálculo de distribuição de vacinas. Não levará mais em conta o critério de faixa etária

Canela vacinou nesta terça (17) as pessoas com mais de 23 anos contra o coronavírus. Gramado imunizou no mesmo dia quem tem mais de 29 anos. E Nova Petrópolis alcançou nesta terça a faixa etária acima de 28 anos. Essa defasagem na faixa etária de vacinação de moradores de municípios próximos pode diminuir a partir desta quarta-feira (18), quando ocorre uma mudança na distribuição das vacinas contra a Covid-19 por parte do Governo do Estado.

Desde o início da campanha de imunização contra o Covid-19, Canela recebeu 40.252 doses (para uma população estimada de 44.998 habitantes), Gramado recebeu 35.169 imunizantes (com estimativa populacional de 36.232 pessoas), enquanto Nova Petrópolis recebeu 22.013 doses (a população estimada é de 21.353). Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.

 

SES fará nova distribuição nesta quarta-feira

A partir da próxima distribuição de doses, que deve ocorrer na quarta-feira (18), o cálculo de rateio das vacinas não levará mais em conta o critério de faixa etária. “Vamos calcular quantas doses para primeira aplicação ou aplicação única cada município ainda precisa receber, independentemente de qual idade aquele município esteja vacinando”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri. O cálculo será realizado levando em conta todas as remessas já distribuídas até o momento.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa, a distribuição por faixa etária foi utilizada até o momento com eficiência. "Agora, na contagem regressiva, é importante nos basearmos nas doses que faltam em cada um dos municípios para que cheguem na meta o mais próximos uns do outros. Vamos completar juntos a meta que o Estado propôs”, afirmou.

 

Crédito da foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Tags:Avanço equilibrado na imunização

Confira outros posts

Há 69 anos, a primeira eleição municipal
Mini Mundo inaugura menor grupo de escoteiros do mundo
Neste sábado tem vacinação de crianças contra o Covid-19 em todo o RS

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!