Blog Ilton Muller

Memória ganha aliada: nasceu a Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal 

A assembleia foi promovida na Câmara de Vereadores de Gramado.

A preservação da memória de Gramado tem mais uma aliada. É a Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal de Gramado (AAAPMG), constituída no dia 9 de janeiro, quando ocorreu a aprovação do estatuto e a eleição da sua primeira diretoria. A assembleia foi promovida na Câmara de Vereadores de Gramado.
O presidente eleito foi Wanderley Cavalcante, especialista em Metodologia de Ensino de História, licenciado em História e  e que atua com Museologia Social e Pesquisa de História Regional e da Memória do Universo Ferroviário na região. Ele é organizador da primeira edição da coleção didática “Gramado: dos Primeiros Povoadores à Chegada do Trem (1918)”, lançada no ano passado.
A reunião de criação da Associação teve como mediadora a ex-diretora do Arquivo Público, Karen Dinnebier. “Nós, enquanto servidores em cargos comissionados, estamos de passagem, mas a Associação é perene. Ainda mais sendo constituída por pessoas que têm o propósito de conservar, auxiliar na estrutura física, prospectar documentação, dar acesso aos documentos históricos, além de honrar com o trabalho que a Marília Daros, a Iraci Casagrande e o Sebastião Fonseca tiveram antes. Não fosse por eles, hoje não teríamos Acervo Histórico para cuidar”, afirma Karen.
Entre as primeiras sugestões de ações estão a pesquisa dos direitos autorais e coleta de cessões dos respectivos autores; digitalização das obras autorizadas; e digitalização das obras no site do Arquivo Histórico. Outra ação é reunir todos os mapas de Gramado que contribuam para a construção da história da cidade. 

OBJETIVOS
A Associação dos Amigos do Arquivo Público de Gramado pretende contribuir com a revitalização e valorização do Arquivo Histórico, a fim de torná-lo um local privilegiado (físico e virtual, através do seu site) de encontro dos gramadenses e seus visitantes com a história do município.
Zelar pelo acervo documental e iconográfico, promover e apoiar ações em defesa do patrimônio material e imaterial e incentivar a pesquisa e difusão do conhecimento histórico, em parceria com o poder público, a comunidade e demais agentes culturais.

DIRETORIA
Presidente - Wanderley Cavalcante
Vice-presidente - Pedro Campos
1º Tesoureiro - Ênio Hermann
2º Tesoureiro - Alex Juarez Müller
1ª Secretária - Taís Ribeiro
Conselho Fiscal: Celso Afonso Cavalcante de Albuquerque Tabajara e Sebastião Fonseca

Conheça a Associação e o Arquivo:
https://www.facebook.com/amigosarquivogramado
https://arquivopublico.gramado.rs.gov.br/

Confira outros posts

Projeto social produz cartilha sobre destinação social do Imposto de Renda
36º Natal Luz terá quatro grandes atrações até o dia 16 de janeiro
Escadaria da Escola Danton Corrêa se transforma em obra de arte

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!