Blog Ilton Muller

Gramadozoo encaminha puma e jaguatirica para Zoológico da UCS

Os animais não conseguiriam viver sozinhos em vida livre

O Gramadozoo encaminhou na quarta-feira (26), um puma e uma jaguatirica para o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Todo o tratamento clínico e a manutenção dos animais em cativeiro foram custeados pelo Zoo de Gramado, incluindo a transferência para Caxias. O puma foi resgatado recém-nascido na BR-285, em Vacaria, em 2020. Já a jaguatirica, nasceu no Gramadozoo em 2021.

De acordo com o veterinário Jorge Lima, responsável técnico do Gramadozoo, a transferência foi realizada com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que é responsável pelo manejo dos animais silvestres no Rio Grande do Sul.

Lima explica que os animais não conseguiriam viver sozinhos em vida livre. "O fato de serem criados desde filhotes em cativeiro impossibilita a introdução à natureza. São dois machos jovens que estão em excelentes condições de saúde", diz.

No zoológico de Gramado, foi dado todo o suporte nutricional e veterinário até a fase adulta. "Também procuramos estimular os instintos com atividades de enriquecimento ambiental. Com a transferência, cumprimos um dos principais pilares dos zoológicos: zelar pela conservação das espécies", afirma o veterinário.

 

 

Crédito das fotos: Divulgação Gramadozoo

Tags:Incentivo à preservação da fauna

Confira outros posts

Assistência Social de Canela orienta população sobre o Auxílio Emergencial
Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores em Nova Petrópolis
Cláudio Souza assume presidência do Sindtur a partir de janeiro

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!