Blog Ilton Muller

Gramado e Óbidos celebram parceria cultural no FiliGram

Cidade-irmã de Gramado tem o título de Cidade da Literatura, conferido pela Unesco

Na tarde de terça-feira (06) ,o FiliGram celebrou oficialmente a presença de um parceiro muito especial: a cidade de Óbidos, em Portugal. Gramado e o município português são cidades-irmãs e realizam parcerias na área do turismo, cultura e educação.

Em 2022, a parceria se estendeu para reunir o FiliGram e o Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos, um dos mais prestigiados do mundo. Óbidos foi eleita como cidade da literatura pela Unesco em 2015, está promovendo mesas sobre literatura acessível e acessibilidade cultural durante o I FiliGram.

Ricardo Reginato, secretário de Cultura de Gramado, abriu a mesa contando que o Folio foi uma referência na construção do FiliGram. “Essas geminações em geral ficam muito no papel, então pensamos em fazer essa conexão com Óbidos se tornar realidade”.

A vereadora de Óbidos Margarida Reis saudou o público presente. “Este é o momento ideal para estreitar esses laços. E é uma honra estar no primeiro Festival Literário de Gramado. É uma cidade muito bonita, com pessoas muito simpáticas”, comentou.

Telmo de Sousa Félix, do Folio, contou um pouco sobre a história do Festival e a relação da cidade com a literatura. “Estou encantando com esta cidade, acho que podemos aprender muito uns com os outros”. Ele relatou que a partir de 2013, Óbidos passou a transformar espaços abandonados, como uma adega e uma igreja, em livrarias, além de outras ações, como prêmios literários.

 

Foto: Dinarci Borges/FiliGram

Tags:Literatura

Confira outros posts

Gramado Casa Show destaca a produção dos móveis gramadenses
Brigada Militar e 1º Batalhão Turístico comemoram aniversário
Urubu-rei ganha recinto no Gramadozoo

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!