Blog Ilton Muller

Gramado aderiu ao programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde

Ele será implantado no Posto de Saúde da Várzea Grande, com ampliação do horário de atendimento à população

Na visita que fez a Gramado no último fim de semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou o programa Saúde na Hora que pretende ampliar o horário de atendimento nos postos de saúde. Em ato ocorrido no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, na manhã de sábado, ele assinou as novas habilitações de municípios ao programa, incluindo Gramado.

Marcelo Queiroga, destacou que uma das prioridades do Governo Federal, a pedido do Presidente da República, é fortalecer a atenção primária como uma das estratégias para pôr fim ao caráter pandêmico da Covid-19. “São mais de 53 mil Unidades Básicas de Saúde, toda hora nós inauguramos uma nova. Essa é a resposta do nosso governo para a crise da pandemia”, destacou.

Atualmente, são 2.079 unidades habilitadas para receber o repasse mensal pelo programa. O Saúde na Hora amplia o acesso da população aos serviços de atenção primária, que têm capacidade de resolver até 80% dos problemas de saúde, desafogando hospitais gerais, prontos-socorros e UPA 24h. Essa ampliação acontece por meio da extensão do horário de atendimento das Unidades de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) no período noturno, durante o almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

Em Gramado o programa será implantado no Centro de Saúde da Várzea Grande, com início e horário de atendimento ainda não definidos pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

Novo CAPS e nova UBS em Gramado

O prefeito Nestor Tissot agradeceu o apoio do Ministério à saúde de Gramado. Além da adesão ao programa, o ministro assinou um Termo de Compromisso para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Mato Queimado, e uma nova UBS, no bairro Carniel, no valor R$ 1,5 milhão cada. “Isso é resultado do nosso trabalho em Brasília e do prestígio que Gramado tem nos ministérios e nos gabinetes dos deputados federais”, comentou Nestor.

 

 

 

 

Tags:Atenção Primária da Saúde

Confira outros posts

Inscrições abertas para o 7º Gramado in Concert
Assistência Social de Canela recebe doação de alimentos
Entidades encerram campanha “A Fome Não Espera” com a entrega de 80 cestas básicas

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!