Blog Ilton Muller

Geo Museu sediou lançamento de projeto

O evento fez parte das comemorações dos 52 anos do Serviço Geológico do Brasil

O Geo Museu de Gramado sediou na manhã desta segunda-feira (30), o lançamento do projeto Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM) - Modelo Prospectivo para Ametista e Ágata na Fronteira Sudoeste do Rio Grande do Sul, de autoria dos geólogos Magda Bergmann, Paloma Gabriela Rocha, Andrea Sander e Giovani Parisi. O evento fez parte das comemorações dos 52 anos do Serviço Geológico do Brasil-CPRM (completados no último dia 15).

O projeto apresentado em Gramado busca fomentar o aproveitamento econômico dos depósitos de gemas que ocorrem em áreas contíguas aos jazimentos de classe mundial do distrito gemológico Los Catalanes, do Uruguai. Atualmente, a região gaúcha produz apenas ágatas. O trabalho do SGB-CPRM indica a grande potencialidade para ametista, consolidando a liderança do Brasil no mercado mundial desta gema.

O GEO Museu foi escolhido pela entidade para sediar o evento pois possui uma considerável coleção de geodos de ametista e ágata provenientes da região estudada, tanto brasileiros quanto uruguaios. O Geo Museu é um dos maiores museus de minerais do sul do Brasil e parceiro do Programa SGBeduca, do SGB-CPRM desde 2020. Atualmente, abriga duas exposições itinerantes do Programa SGBeduca, do Serviço Geológico do Brasil - CPRM: a mostra "Geologia das Coisas – Os Minerais do Cotidiano" e a "Sandbox".

 

 

Confira outros posts

Merecidamente, todos os olhares para elas!
Sexta-feira tem Gramado + Verde no bairro Jardim
Gramado imuniza idosos com mais de 60 anos com terceira dose e adolescentes acima de 14 anos

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!