Blog Ilton Muller

Fiscalização reforçada para coibir comércio irregular e abordagens aos turistas

Prefeitura cria força-tarefa para conter a importunação aos turistas

Fiscalização será reforçada para coibir comércio irregular e abordagens aos turistas

Com o aumento no número de visitantes, reflexo da retomada econômica, cresceu também a quantidade de vendedores ambulantes, panfleteiros e as abordagens inconvenientes aos turistas. O Fala Cidadão, serviço de atendimento da Prefeitura de Gramado, registrou nos últimos dias, inúmeras reclamações de pessoas que foram abordadas para a venda de passeios, ensaios fotográficos, venda de imóveis, almoços, jantares, entre muitos outros produtos e serviços.

Para garantir o sossego de quem busca em Gramado a tranquilidade e a diversão sem a importunação das abordagens, a Prefeitura de Gramado, por meio de uma força-tarefa das Secretarias da Fazenda, Cultura, Trânsito e Mobilidade Urbana, e Planejamento, Urbanismo e Publicidade, vai abordar, fiscalizar e coibir toda e qualquer ação que não esteja em conformidade com o Código de Posturas do município ou com o respectivo alvará de funcionamento.

“A medida é dura, mas não podemos permitir que Gramado perca sua essência. As atividades econômicas são permitidas desde que respeitados os regramentos. Em uma rápida passagem pelos pontos turísticos da cidade é possível perceber que o mesmo funcionário que está comercializando cotas de frações, vende pacotes de passeios e jantares. Sem falar nos fotógrafos que são dezenas em um único ponto turístico”, explicou Nestor Tissot, prefeito de Gramado.

Na última semana, o prefeito, Nestor Tissot e o vice-prefeito, Luia Barbacovi percorreram vários pontos turísticos pedindo para que as abordagens aos visitantes cessassem e que a legislação fosse cumprida. “Em uma única semana refizemos os mesmos caminhos praticamente implorando para que as leis que regem o município fossem cumpridas. Muitos não consideraram nossos pedidos, por isso, a partir desta semana as fiscalizações serão frequentes, multas e até cassação dos alvarás ocorrerão”, disse o prefeito.

Somente em uma das ações realizadas em frente à Igreja Matriz São Pedro, fiscais contabilizaram 14 fotógrafos que abordavam os visitantes oferecendo os serviços. Todos os fiscais da Prefeitura de Gramado serão recrutados para atuar na ação que deve ocorrer em todos os pontos de maior movimentação de visitantes. Além dos servidores, a Administração vai contar com o apoio dos órgãos de segurança pública, principalmente da Brigada Militar.

Denúncias sobre importunação, abordagens e propaganda ilegal poderão ser feitas através do Fala Cidadão, pelos telefones (54) 3295-2500, (54) 9 9941-7997 (WhatsApp) ou também pelo aplicativo eOuve disponível para os sistemas Android (Google Play) ou iOS (App Store).

 

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado

Tags:Por sossego na caminhada

Confira outros posts

Estado manifesta intenção de transferir Parque do Caracol à iniciativa privada
Conselho Tutelar realiza campanha contra a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos
Gabinete da Primeira-Dama promove cursos profissionalizantes

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!