Blog Ilton Muller

Festa da Colônia é uma vitrine para as agroindústrias

Evento termina no próximo domingo, no Expogramado

O segmento que melhor representa a força do interior de Gramado é o de agroindústrias. São mais de 70 negócios no município, dos quais a maioria está presente na Festa da Colônia. São produtores de embutidos, geleias, doces, biscoitos, derivados de leite, entre outros. A Festa da Colônia que termina no domingo, é mais uma vitrine para este segmento que opera o ano todo, fornecendo seus produtos para mercados, restaurantes e na Casa do Colono (ao lado da estação rodoviária).

 

Raiz-forte é o carro-chefe dos Klemann

Uma das agroindústrias presentes na feira é a Klemann Produtos Coloniais, da Linha Tapera. Segundo Juliano Calhari Klemann, o evento tem sido uma oportunidade para dar mais visibilidade ao negócio da família, que tem como carro-chefe de vendas a raiz-forte (também conhecido por crem). Esse condimento da Klemann tem grande presença nos restaurantes da região. Juliano destaca que, no decorrer dos anos, a produção superou bastante em vendas outros produtos da empresas como o figo em compotas e geleias, que anteriormente eram tradicionais. Para o plantio do tubérculo, a família investe em tecnologia, como um moderno sistema de irrigação. Uma das novas apostas da agroindústria é o figo do tipo rami, bastante presente na região de Valinhos (interior de São Paulo) que se diferencia das demais frutas.

 

Patês e a pimenta premiada da Nossa Versão

Os patês que Ronaldo Rocha Serafim fazia para o consumo familiar hoje são o principal produto da Nossa Versão, agroindústria da Linha Marcondes, que existe há mais de dez anos. Somente de origem vegetal, os patês são feitos a base de batata e cenoura, com sabores como parmesão, ervas finas com pimenta e queijo defumado. Outro destaque do negócio é a pimenta com mel, iguaria que esteve presente no prato premiado no concurso de chef do Festival de Gastronomia de Gramado deste ano. Segundo Juliano Pereira Serafim, os produtos são vendidos para restaurantes de Gramado e também podem ser encontrados na Casa do Colono.

 

Confira a programação da 30ª Festa da Colônia de Gramado para os últimos quatro dias:

14/10 - Quinta-feira (10 às 22h)

20 horas – Show com Ataliba e Banda.

 

15/10 - Sexta-feira (10 às 23h)

17 horas – Musical Horizonte.

19 horas – Reconhecimento do Espantalho Destaque.

21 horas – Musical Horizonte.

 

16/10 - Sábado (10 às 23h)

17 horas - Show com Ataliba e Banda.

21 horas - Show com Ataliba e Banda.

 

17/10 - Domingo (10 às 22h)

17 horas - Banda Imigrante.

20 horas - Banda Imigrante.

 

 

Tags:Empreededorismo rural

Confira outros posts

Festuris vai exigir comprovante vacinal oficial para acesso ao evento
Selecionados artistas para a Feira do Livro de Gramado
Cancelado o retorno das aulas presenciais em Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!