Blog Ilton Muller

Família Boschetti cultiva o caqui há mais de 40 anos

Colheita da fruta entra na fase final, com boa produção na Serra Grande

Com produção acima da média em relação aos anos anteriores, até o final deste mês deve terminar a colheita de caqui. De acordo com o escritório local da Emater, em Gramado são 20 hectares de pomares, a maior parte de propriedade da família Boschetti. A Serra Gaúcha cultiva 1.700 hectares de caquizeiros em 905 propriedades.
Conforme o engenheiro agrônomo Enio Ângelo Todeschini, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, os caquizeirais demonstraram ótima sanidade, vigor e boa carga de frutos. “As condições climáticas do inverno foram benéficas para a brotação, vigor e fertilidade das gemas/brotos. Por sua vez, as da primavera foram excelentes para a manutenção da sanidade das plantas e frutas”, enfatiza.

Início há mais de 40 anos
O cultivo do caqui pela família Boschetti iniciou há mais de 40 anos, no Mato Queimado. Na época, Idovino Boschetti e os filhos se dedicavam ao cultivo de verduras, pêssego e ameixa. A produção era destinada ao mercado local e comercializada na Ceasa, em Porto Alegre.
Para diversificar a produção, a família optou em iniciar o cultivo de caqui, da variedade Fuyu (o popular chocolate branco). Junto vieram algumas mudas da variedade Coração de Boi. Segundo Paulo Roos, genro de Idovino e Terezinha Boschetti, na época optaram por manter este cultivo desta variedade já que a fruta era diferenciada. Daquelas árvores que vieram por engano, foram feitos enxertos que ajudaram a formar um novo pomar. Atualmente a produção está concentrada em duas propriedades na localidade de Morro Agudo (Serra Grande). Além de Coração de Boi e Fuyu, está sendo cultivada a variedade Rama Forte.
O pomar do Mato Queimado foi desativado, mas são mantidas no local as atividades de seleção, embalagem e maturação das frutas. A produção é comercializada no mercado local e para as principais redes de supermercados gaúchas.
Idovino (já falecido) e Terezinha Boschetti tiveram três filhos. A produção de caqui é comandada hoje pelos filhos Cesário Luis e Luiz Paulo, e pelo genro Paulo Roos (casado com Jaqueline  Boschetti).


Frutas Boschetti
E-mail: boschetti-boschetti@hotmail.com
Fone: (54) 3286-3379
Celular: (54) 99957-3289
Rua Antônio Beneti Sobrinho,  1550, Mato Queimado - Gramado

Tags:Boa safra

Confira outros posts

Saiba onde descartar pilhas e baterias em Gramado
Rosa Klemann transforma resíduos de malha em blusões
Christmas In Concert brilhou no palco do Teatro Municipal

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!