Blog Ilton Muller

Expedição Cacau e Chocolate do Brasil inicia pelo RS uma série de eventos gastronômicos

O primeiro ocorrerá dia 20 de outubro às 19h em Canela, no Restaurante Férreo, dentro de um vagão-restaurante centenário

Duas viagens na estrada entre aviões, barcos e automóveis para explorar o cacau e chocolate bean e tree to bar elaborado pelo Brasil. Quase três mil quilômetros percorridos de carro entre fazendas de cacau visitadas, fábricas de chocolate, lojas de chocolate, centros de pesquisa, entre outros empreendimentos relacionados fizeram parte do roteiro da pesquisadora

independente e consultora Juliana Ustra através da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil.

A engenheira química, com 23 anos de atuação em consultoria, desenvolve desde 2013 o projeto Chocolate no Brasil, através do qual promove eventos e degustações de chocolates exclusivamente brasileiros produzidos com os conceitos ‘tree to bar’ e ‘bean to bar’. Por vezes, esses chocolates são harmonizados com outros produtos premium elaborados no país como vinhos, queijos e azeites de oliva, unindo em experiências sensoriais características de

produtos de terroirs distintos e distantes geograficamente.

 

Valorização desta cadeia produtiva

Os métodos de produção ‘tree to bar’ e ‘bean to bar’ utilizam diretamente o cacau para a produção do chocolate, respeitando e valorizando origens, evidenciando saúde e sustentabilidade como valores essenciais, e aproximando a cadeia produtiva por se tratar de um processo com maior transparência ao consumidor.

A Expedição Cacau e Chocolate do Brasil nasceu deste projeto inicial e do desejo dapesquisadora de “fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva''.

Este projeto contempla viagens exploratórias pelos biomas de origens de cacau no Brasil, a Mata Atlântica e a Amazônia, onde existe uma interligação de saberes locais e cultura alimentar. As viagens irão resultar em um livro relatando as origens do cacau brasileiro, as principais iniciativas de produção de chocolate ‘bean to bar’ e ‘tree to bar’ no país e as vivências e histórias dos produtores que tornaram este movimento possível.

Vamos quebrar paradigmas, como, por exemplo, a de que apenas chocolates estrangeiros seriam interessantes. A ideia é fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva”, completa Juliana.

 

Nosso país é um emissor de chocolates incríveis”

Fazendas de cacau centenárias, produções com alta tecnologia, fábricas de chocolates, eventos, entre outras expressões do cacau e derivados fazem parte do roteiro e foram registradas em fotos e narrativas que farão parte deste livro.

Nosso país é um emissor de chocolates incríveis, que podem trazer sabores marcantes, terroirs distintos, assim como se vê no mundo dos vinhos. Além de ser um fomento para as economias locais que além da cadeia produtiva aliam iniciativas de turismo e experiências gastronômicas”, finaliza a pesquisadora.

Esta narrativa terá um sabor especial, pois será contada também através de eventos gastronômicos assinados pela Expedição Cacau e Chocolate do Brasil e seus parceiros, levando suas expressões e sensações para diversos territórios brasileiros. Estes eventos tem como foco mostrar as potencialidades de cacau e chocolate conversarem com outros alimentos icônicos brasileiros.

O início destes eventos se dará no RS, em meio a uma Harmonização de derivados de cacau e de chocolates brasileiros com vinhos, azeites, mel e nozes da Campanha Gaúcha. Tudo isso ocorrerá dia 20 de outubro às 19h em Canela, no Restaurante Férreo. Dentro de um vagão-restaurante centenário, ela contará sobre sua Expedição, fará uma degustaçãocomentada e ainda haverá um jantar especial preparado pelo talentoso chef Manoel Oliveira.

 

 

SERVIÇO:

O que? FÉRREO RESTAURANTE RECEBE A EXPEDIÇÃO CACAU E CHOCOLATE DO

BRASIL

Onde? Restaurante Férreo (Largo da Fama,77 loja 3 ) em CAanela

Quando? 20 de outubro, às 19 horas

Inscrições e reservas:

Valores: R$ 170,00 por pessoa

Reservas pelo Whatsapp (53) 991024514, com Juliana

Vagas limitadas

 

PARA CONSULTA:

Você pode acompanhar a viagem pelas mídias sociais:

Instagram @chocolatenobrasil

Blog chocolatenobrasil.blogspot.com.br

Youtube: Projeto Chocolate no Brasil

 

Tags:Pelas mãos de uma especialista

Confira outros posts

Brigada Militar de Canela realiza formaturas do Proerd
Geo Museu de Gramado completa dois anos e investe em loja virtual
Memória ganha aliada: nasceu a Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal 

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!