Publicado em: quarta, 31 de janeiro de 2024 às 22:28
Estacionamento rotativo: primeira experiência durou quatro meses
Serviço era operado com um sistema ineficiente
A tecnologia dos equipamentos e as formas de pagamento do estacionamento rotativo em Gramado, atualmente,são bem diferentes da primeira experiência deste serviço na cidade. Entre novembro de 2001 e fevereiro de 2002 o serviço foi operado pela empresa Cartão Gramado, tinha parquímetros com pouca eficiência. Funcionava com um bótom que armazenava créditos que eram convertidos em minutos de estacionamento. Após estacionar o veículo em área numerada e demarcada, o usuário tinha que ir até o parquímetro e pressionar o bótom no receptor correspondente à sua vaga (esquerda ou direita da rua). Para selecioná-la, era preciso manter o bótom pressionado no número da vaga correspondente: 1, 2, 3 ou 4 – lado esquerdo, ou 5, 6, 7 ou 8. lado direito do receptor, e aguardar até o mostrador indicar o número da vaga ocupada por seu veículo. Antes de sair da vaga, era necessário pressionar novamente o bótom no receptor para recuperar os valores não utilizados.
O atual sistema começou a operar em março de 2009.
Foto: Reprodução de folder da empresa que executou o serviço