Blog Ilton Muller

Escolha da Rainha, uma tradição histórica dos Carnavais da Recreio

Bailes ocorrem há mais de 100 anos, nos salões do clube

A escolha de rainha e princesas do Carnaval, sempre foi uma tradição nos bailes da Sociedade Recreio Gramadense. Este ano, os bailes de salão completam 104 anos, enquanto que o clube comemora 109 anos de fundação.

Como primeira rainha foi coroada Iria Lied. “Com um grande desfile foi apresentada à toda comunidade. Naquele tempo, o desfile de rua era feito em carretas puxadas por cavalos, todas enfeitadas com tecidos e serpentinas. Na frente, a bandinha puxando o cortejo, seguindo a carreta com o trono da rainha e, atrás, senhoras e senhoritas de sombrinha, resguardando-se do sol”, relata Iraci no livro “Era Uma Vez...! Relatos de Gramado”, escrito por ela em parceria com Carlos Gilberto Drecksler.

 

Fotos: acervo Iraci Casagrande Koppe

Registro do primeiro desfile de rua, em 1922, com carros de boi abrindo o cortejo. Sobre a carreta, estava o trono da rainha

 

Iria Lied, primeira rainha do Carnaval de Gramado, em 1922. Toda sua fantasia foi confeccionada na cidade de Taquara, por uma grande modista da época, registra a pesquisadora Iraci Casagrande Koppe

 

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (17)

Confira outros posts

Peças da Cristais de Gramado estão no BBB 23
Escola Padre José Scholl receberá Moção de Aplausos da Câmara
Neste sábado tem ação de conscientização sobre o autismo

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!