Blog Ilton Muller

Em 1938, a primeira propaganda de Gramado

Material divulgou a localidade para incentivar a venda de lotes da Villa Planalto

O primeiro material de divulgação de Gramado que se tem registro foi produzido em 1938, idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, considerado o Pai do Turismo de Gramado. Na época, Gramado ainda era uma vila e pertencia a Taquara. A emancipação ocorreu em 1954 e Rosenfeldt foi eleito o primeiro vice-prefeito do município, eleito em 1955.

Para ajudar a promover a venda de lotes do Loteamento Villa Planalto, ele criou um pequeno guia e álbum denominado de “Gramado Maravilha do Veraneio”. Foi escrito em português e alemão.

Inaugurada em 1937, a Vila Planalto foi um empreendimento da Sociedade Herdeiros Joaquina Rita Bier & Cia. Ltda, fundada em 1932, com o objetivo de vender terrenos para veranistas. Rosenfeldt foi o executor do loteamento.

Conforme registra a pesquisadora Iraci Casagrande Koppe, em seu livro “Gramado, o Lago, as Hortênsias e o Turismo”, Leopoldo Rosenfeldt justificou assim a confecção daquele material: “Durante a última Estação de Veraneio tive a oportunidade de palestrar com veranistas que costumavam passear pelos campos da Villa Planalto Gramado, para ali passar o tempo no reino da natureza. Tive então ocasião de observar que, por falta de orientação, na maioria, todos ignoravam a variedade de paisagens e outros encantos que a natureza oferece nos arredores de Gramado".

As imagens são do guia criado por Rosenfeldt.

Reprodução do livro “Gramado, o Lago, as Hortênsias e o Turismo”

 

Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.

A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (24)

Confira outros posts

Corinthians acerta empréstimo do volante Ramiro ao Al Wasl, de Dubai
Curso gratuito de Turismo Rural está sendo realizado na Linha Furna
Oficinas da Cozinha Experimental no 13° Festival de Cultura e Gastronomia

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!