Publicado em: segunda, 19 de fevereiro de 2024 às 13:09
Em 1938, a primeira propaganda de Gramado
Material divulgou a localidade para incentivar a venda de lotes da Villa Planalto
O primeiro material de divulgação de Gramado que se tem registro foi produzido em 1938, idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, considerado o Pai do Turismo de Gramado. Na época, Gramado ainda era uma vila e pertencia a Taquara. A emancipação ocorreu em 1954 e Rosenfeldt foi eleito o primeiro vice-prefeito do município, eleito em 1955.
Para ajudar a promover a venda de lotes do Loteamento Villa Planalto, ele criou um pequeno guia e álbum denominado de “Gramado Maravilha do Veraneio”. Foi escrito em português e alemão.
Inaugurada em 1937, a Vila Planalto foi um empreendimento da Sociedade Herdeiros Joaquina Rita Bier & Cia. Ltda, fundada em 1932, com o objetivo de vender terrenos para veranistas. Rosenfeldt foi o executor do loteamento.
Conforme registra a pesquisadora Iraci Casagrande Koppe, em seu livro “Gramado, o Lago, as Hortênsias e o Turismo”, Leopoldo Rosenfeldt justificou assim a confecção daquele material: “Durante a última Estação de Veraneio tive a oportunidade de palestrar com veranistas que costumavam passear pelos campos da Villa Planalto Gramado, para ali passar o tempo no reino da natureza. Tive então ocasião de observar que, por falta de orientação, na maioria, todos ignoravam a variedade de paisagens e outros encantos que a natureza oferece nos arredores de Gramado".
As imagens são do guia criado por Rosenfeldt.
Reprodução do livro “Gramado, o Lago, as Hortênsias e o Turismo”
Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.
A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.