Blog Ilton Muller

Edital de licitação para projeto do Aeroporto Regional da Serra será assinado hoje

Obra será executada em Vila Oliva, na divisa com Gramado


Foi publicado na segunda-feira (24) o edital para a realização do projeto do futuro aeroporto de Vila Oliva (distrito de Caxias do Sul), na divisa com Gramado. A assinatura oficial ocorre na manhã desta sexta-feira (28), com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e empresários da região, além de representantes do movimento MobiCaxias.  As propostas serão abertas no dia 30 de junho.
De acordo com a secretária Municipal de Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, o projeto deverá contemplar a infraestrutura, com pista de quase dois quilômetros, pátio, hangar, pista complementar, terminal de passageiros. O prazo para elaboração do projeto é de um ano e o valor estimado é de R$ 3 milhões.
“Acreditamos que é possível fazer em menos tempo, porém, como o local tem suas peculiaridades, esse foi o prazo. Todo o desenvolvimento do projeto e o cumprimento dos serviços técnicos do contrato serão acompanhados pelos técnicos da Seplan”, explica Margarete.

Depois do projeto tem novo edital: para construção
A secretária salienta que, após o projeto concluído, um novo edital será lançado para a execução. Ela destaca ainda a importância de Caxias do Sul avançar mais um passo na concretização do aeroporto, esperado há muito tempo por toda região. “É um equipamento previsto para a nossa região de longa data, ainda no primeiro Plano Diretor Municipal, uma previsão, um estudo indicativo de interesse do governo do Estado, quando já previa a implantação naquela região de uma plataforma de logística de transportes para atender a região da Serra Gaúcha. A importância está relacionada à logística de transporte na perspectiva de atendimento de pessoas e num horizonte mais extenso, no atendimento a transporte de cargas”, ilustra.

Interesse de Gramado
A construção do aeroporto em Vila Oliva deverá trazer benefícios para o turismo regional. A Prefeitura de Gramado inclusive está tratando, junto com a Prefeitura caxiense, o melhor trajeto para ligar o aeroporto com Gramado,
Será oficializado na manhã desta sexta-feira, 28, o edital da licitação do projeto do Aeroporto Regional da Serra, em Vila Oliva/Caxias do Sul, realizado em um ato a partir das 10h30, transmitido de forma híbrida aqui na minha página do Facebook e, também, no canal do YouTube.
O texto foi publicado no Diário Oficial do Município - DOM – e no Diário Oficial da União – DOU – no começo desta semana. A transmissão contará com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e empresários da região, além de representantes do movimento MobiCaxias.  
Os envelopes dos concorrentes devem ser abertos no dia 30 de junho. Na documentação publicada consta que o plano de construção deve englobar a pista principal e a complementar, pátio, hangar de aeronaves e terminal de passageiros. Com teto de investimento fixado em R$ 3 milhões - recursos indicados por mim - o edital ainda prevê o prazo de execução em até um ano pela empresa contratada.

Tags:Infraestrutura

Confira outros posts

Deivid Noel Maciel, um talento jovem gramadense
43 Kikitos serão anunciados na noite deste sábado
Brocker Turismo recebe prêmio Travellers’ Choice do TripAdvisor

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!