Blog Ilton Muller

Diagnóstico aponta oportunidades para empreendedores locais em Canela

Eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS fomenta novos negócios

Executado com o objetivo de propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas, o Eixo de Compras Governamentais do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae RS está revelando oportunidades para empreendedores locais em Canela. Um diagnóstico realizado pela organização revela que, do total de compras realizadas pela Prefeitura Municipal – entre serviços e aquisições -, 39,9% correspondem a negócios efetuados junto a empresas locais e 8,2% envolvendo micro e pequenas empresas.

Os dados do diagnóstico municipal de compras apontam que, em Canela, o ambiente empreendedor é formado por 260 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 2.731 micro empresas e 3.117 Micro Empreendedores Individuais (MEIs). A partir deste diagnóstico, o Sebrae RS, em sinergia com o Departamento de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Canela, irá desenvolver um cronograma estratégico de ações específicas com o objetivo de qualificar empresas locais com potencial para atuarem como base fornecedora das demandas do município. Dividido em nove itens centrais, o plano é formado por uma série de ações voltadas à qualificação dos empreendedores e alinhados às metas traçadas no estudo.

 

Sobre o Cidade Empreendedora

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes. A parceria Sebrae RS e Prefeitura Municipal inclui ainda o eixo personalizado de Inovação, o qual possui foco voltado para a consultoria e capacitação para potencializar o ecossistema de Inovação de Canela.

 

Programa é iniciativa inédita no RS

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.

 

Tags:Empreendedorismo

Confira outros posts

Golden Gramado Resort Laghetto inicia operações na Serra Gaúcha
Galeria Arte 12b promove Semana de Arte em Gramado
Arquitetos de Gramado projetam revitalização de cidade turística do RJ

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!