Blog Ilton Muller

Cultura e Educação de Gramado lançarão programa de contraturno escolar

Serão atendidas até 1,7 mil alunos da rede municipal de ensino em dez escolas

As secretarias da Cultura e da Educação de Gramado estão trabalhando na implementação de um grande programa de contraturno escolar envolvendo atividades artísticas e culturais. Denominado “Transformar-te”, o programa está estruturado para atender até 1,7 mil alunos da rede municipal de ensino em dez escolas diferentes, além de projetos sociais como o Sapeca, e das atividades gratuitas no Centro de Cultura da Várzea Grande e no Centro de Cultura Arno Michaelsen.

Ao todo serão onze atividades diferentes de cinco segmentos artísticos: música (canto e instrumentalização), artes cênicas (teatro), dança (jazz e ballet), artesanato (modelagem e reciclagem), escrita criativa (histórias em quadrinhos, literária e cinema) e artes visuais (desenho e pintura).

“Mais do que ocupar o tempo ocioso do aluno e mantê-lo envolvido com atividades saudáveis, o Transformar-te tem como objetivo despertar o interesse para a atividade artística e o entendimento de que, além de serem atividades que colaboram no processo de aprendizado, são potenciais mercados de trabalho e serem explorados no futuro. A arte e a cultura são grandes motores econômicos em Gramado e é isso o que queremos deixar muito claro”, comenta o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

 

Apresentações dos alunos no final do ano letivo

Além das atividades desenvolvidas em cada escola, o Transformar-te também promoverá apresentações entre seus alunos no final do ano letivo, criando um grande vínculo entre a comunidade gramadense.

O Programa Transformar-te está em fase final de planejamento e já no mês de abril deve estar aberto para inscrições. “Por meio da arte é possível potencializar o processo cognitivo dos nossos alunos, desenvolver maior senso crítico e ainda coordenação motora. Tudo isso é essencial para criarmos cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, avalia a secretária de Educação Simone Tomazelli.

Tags:Valorização dos talentos

Confira outros posts

Profissionais têm no Festuris inspiração e motivação para consolidar carreiras
Festa da Colônia é uma vitrine para as agroindústrias
Encontro reuniu oito grupos escoteiros em Canela

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!