Blog Ilton Muller

Comunicação da região perde uma das suas vozes mais atuantes

Radialista Pedro Dias faleceu nesta quarta-feira (14). Prefeito de Canela decreta luto oficial de três dias

O prefeito de Canela Constantino Orsolin decretou luto oficial no município por três dias em homenagem ao radialista Pedro Raymundo Dias, 85 anos, que faleceu nesta quarta-feira (13).
Pedro Raymundo Dias, que esteve a frente a Rádio Clube de Canela – AM e FM por mais de três décadas, foi âncora do Grande Jornal Regional de grande audiência na região. Ele estava afastado das emissoras AM e FM, que passaram ao comando do neto, Lucas Dias.

Além do trabalho jornalístico, Pedro Dias teve efetiva participação no desenvolvimento social e cultural de Canela, com destaque na idealização e organização da 1ª Semana do Bebê (ao lado do médico Salvador Célia) e dos Festivais de Teatro Amadores de Canela, bem como constante atuação junto ao Esporte Clube Serrano e Canela Tênis Clube. Recebeu o título de cidadão canelense no ano de 1999.
O prefeito Constantino Orsolin lamentou o falecimento do radialista, uma pessoa por quem sempre teve muito respeito. “Com estilo inconfundível, Pedro Dias deu relevante contribuição não só a Canela, mas a toda à região” finalizou o chefe do Executivo.

 

Contou parte da história regional

Em uma rede social, Lucas Dias destacou a trajetória do avô, que se confundia com a emissora. “Uma parte da história de Canela foi contada por ele dentro da Clube. E com ele uma parte da história se vai. Ele descansou em paz em casa e perto dos familiares. Eu tenho muita honra de poder ter convivido e aprendido tudo que sei de rádio com ele”, escreveu Lucas Dias.

Conforme registro do livro “Canela Por Muitas Razões” (Pedro Oliveira, Marcelo Wasem Veeck e Antônio Olmiro dos Reis), o então comerciante Pedro Dias assumiu o controle acionário da Rádio Clube de Canela AM em 1978. A emissora AM começou a transmitir oficialmente em 21 de maio de 1951 (antes funcionou em caráter experimental). Já a emissora FM passou a operar em março de 1989.

Foto: Divulgação/Acervo Prefeitura de Canela

Tags:Luto

Confira outros posts

Serra Gaúcha vive a expectativa da neve
Campanha pretende arrecadar 2 mil cobertores em Gramado e Canela
Campanha contra influenza é ampliada para idosos com 70 anos ou mais

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!