Blog Ilton Muller

Com o Chocofest, a Páscoa ficou mais doce

Há 30 anos ocorreu a primeira edição do evento no antigo Ginásio da Prefeitura

Os fabricantes de chocolate e o turismo ganharam um aliado importante em 25 de março de 1994, quando iniciou o 1º Festival Nacional do Chocolate, Doces e Balas - Chocofest.

Aquela edição do evento ocorreu até o dia 3 de abril e foi promovida pelas empreendedoras Marta Rossi e Silvia Zorzanello (falecida em 2010), com apoio da Achoco - Associação dos Chocolateiros de Gramado.

Na primeira edição, o espaço temático foi montado no Ginásio da Prefeitura e tinha a Casa da Velha Bruxa, a reprodução de uma mini-cidade encantada que incluía jardins, flores e coelhos. A área de exposições estava tematizada em torno da história de Joãozinho e Mariazinha.

Ao todo, o evento teve 19 edições em Gramado, além de Canela e Nova Petrópolis (mais recentemente). A organização do evento sempre esteve a cargo da atual Rossi & Zorzanello, realizadora do Festuris e da Connection - Terroirs do Brasil.

 

Ludicidade e Livro dos Recordes

A ludicidade sempre foi a marca do evento, não só pela decoração mas também pelos personagens criados (como o Conde Guloseima) e pelas paradas temáticas nas ruas centrais. Em 2010, a programação incorporou a religiosidade, com o Gramado Aleluia.

Um dos momentos mágicos ocorreu em 2014, quando apresentou o maior coelho de chocolate do mundo, esculpido por Enio Fritsch. A obra tinha 3.850 quilos e 4,10 metros de altura, entrando para o Guinness Book (Livro dos Recordes).

 

Foto do Chocofest (crédito Rafael Cavalli

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (42)

Confira outros posts

13° Festival de Cultura e Gastronomia terá formato presencial e oficinas virtuais
Agosto Dourado no Centro Materno Infantil, em Canela
Termina nesta sexta-feira (24), a campanha de vacinação contra influenza e sarampo

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!