Blog Ilton Muller

Com avanço da vacinação, horário do atendimento Covid na Unidade Central será reduzido

A partir do dia 1º de setembro, atendimentos de casos suspeitos de coronavírus ocorrerão das 8h às 18h. Aos finais de semana das 13h às 18h

Com o avanço da vacinação no município, atingindo toda população adulta, a Secretaria da Saúde, de Canela está tomando algumas medidas visando reduzir os gastos da máquina pública. Após debates entre membros do Coe, servidores da Secretaria de Saúde e diretores do Hospital de Caridade de Canela (HCC), ficou acordado que a partir do dia 1º de setembro o horário de atendimento de casos suspeitos de síndrome gripal na Unidade Central será reduzido: passará a ser das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem paralisação ao meio dia. Já aos finais de semana o horário do atendimento covid na Unidade Central será das 13h às 18h.
No entanto, até a próxima quarta-feira, 1º de setembro, o horário de atendimento segue estendido funcionando das 8h às 20 horas durante a semana e das 10h às 20h nos finais de semana. A secretária de Saúde, Patrícia Valle, destaca que esta medida é temporária devido a queda no número de óbitos e internações e da estabilização do número de novos casos de coronavírus. “Vamos seguir monitorando as estatísticas e caso necessário vamos ampliar novamente o horário de atendimento. Essa economia nos possibilitará realizar investimentos em outras áreas da saúde”, projeta Patrícia.
Já o secretário Adjunto de Saúde, Mário Weirich, ressalta que a procura por atendimentos após as 18 horas vem caindo mês a mês. “Um médico está ficando à disposição para atender um ou dois pacientes por dia após este horário. E esse atendimento pode ser absorvido tranquilamente pelo HCC”, avalia Mário. A Unidade Central de Saúde fica localizada na quadra abaixo do HCC, no Centro. Mais informações pelo telefone (54) 3282.5119.

Após às 18 horas, procurar o HCC
A população continuará contando com o serviço de atendimento para casos suspeitos de coronavírus 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Quem necessitar do serviço após as 18 horas a partir do dia 1º de setembro deve procurar o HCC, onde uma equipe médica estará disponível para realizar o primeiro atendimento.

Serviços da tenda transferidos para o interior do hospital
Outra mudança envolve o atendimento na Tenda do HCC. Devido a queda considerável no número de internações a estrutura foi retirada no final da última semana e os atendimentos passaram a ser realizados no interior do hospital, em uma ala dedicada exclusivamente para esta demanda.
Rafael Ayub, administrador hospitalar e assessor da intervenção municipal, explica que foram executadas adequações nos espaços internos com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento. “O paciente é atendido na recepção e caso seja constatado qualquer sintoma de síndrome gripal, imediatamente ele é encaminhado para a ala covid onde receberá o mesmo atendimento que era realizado na tenda”, explica Rafael.
Conforme o administrador a medida vai gerar uma economia de aproximadamente R$ 72.000,00 mensais para a casa de saúde, incluindo o valor pago pelo aluguel da estrutura e pelos serviços médicos. “Este recurso poderá ser aplicado na aquisição de medicamentos, equipamentos e na melhoria de outros serviços prestados”, avalia Rafael Ayub.

Foto: Divulgação

Tags:Mudanças no atendimento

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