Blog Ilton Muller

Clécio Gobbi trouxe o fondue há 50 anos

Ele possibilitou o primeiro salto de qualidade na gastronomia de Gramado

Uma das delícias gastronômicas da Serra que mais se identifica com o Inverno é o fondue. Este prato foi trazido dos campos da Suíça pelo empreendedor e visionário Clécio Gobbi, depois de conhecê-lo em viagens pela América do Sul e Europa. O St. Hubertus, aberto em 1° de julho de 1974, foi o primeiro estabelecimento comercial do Brasil a servir este prato. O prato já era conhecido dos frequentadores da Casa Suíça, em São Paulo, mas foi difundido no Brasil a partir da sua introdução na culinária em Gramado, pelas mãos de Clécio Gobbi.

Apaixonado pela culinária diferenciada, Clécio Gobbi (foto) teve restaurantes em Novo Hamburgo e no Litoral gaúcho, este especializado em frutos do mar. Incentivado por amigos e atraído pelo potencial de Gramado, ele estabeleceu-se na cidade na década de 1970, disposto a inovar.

Este pioneirismo deve ser reconhecido, inclusive, por trazer a originalidade do fondue suíço, que inclui os queijos usados no preparo do fondue: o Gruyère e o Emmental. Ele trazia estes e outros insumos da Argentina.

É de autoria de Clécio Gobbi o fondue de chocolate, um dos destaques atuais da gastronomia da região.

Clécio Gobbi cita o arquiteto Günther Schlieper (ex-prefeito de Canela) como um dos seus incentivadores. Recorda que abriu a casa no bairro Planalto, longe do Centro da cidade, e que isso provocou alguma desconfiança das pessoas quanto ao sucesso do estabelecimento. “Mas logo as pessoas começaram a falar da casa e os clientes foram chegando”, afirma Clécio Gobbi.

A casa sempre foi ponto de encontro de celebridades, principalmente durante os Festivais de Cinema.

A visão de Clécio Gobbi no ramo da gastronomia foi confirmado com outros estabelecimentos pioneiros na Serra Gaúcha, como o Chez Pierre (especializado em queijos especiais e vinhos finos) e no Edelweiss Restaurant (cozinha alemã), vendido há dois anos e localizado no mesmo lugar do St. Hubertus.

 

Fotos Leonid Streiaev

Acima, uma foto clássica que integrou material de divulgação de da Secretaria de Turismo de Gramado nos anos 2000

Tags:GRAMADO - 70 ANOS

Confira outros posts

Livro “Educação e Gestão financeira- Coisas que Ninguém te Conta” será lançado neste sábado
Reconhecimento ao tradicionalista Jorge Correia
Cresce procura pelo curso de Gastronomia entre estudantes seniores

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!