Blog Ilton Muller

Caxias do Sul voltará a integrar a Região da Uva e Vinho

O secretário do Turismo afirma que, mesmo com a decisão, a cidade manterá o diálogo e boas relações com todos os municípios da Serra Gaúcha

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo de Caxias do Sul (foto), na noite de quinta-feira(30), foi decidido que Caxias do Sul fará novamente parte da região turística Uva e Vinho. A possibilidade de escolha se dá pela revisão que o Ministério do Turismo fará do Mapa do Turismo Brasileiro, abrindo a possibilidade de a cidade escolher de qual região fará parte.

Durante o mês de agosto, representantes de Caxias do Sul realizaram reuniões com representantes da região Uva e Vinho, e das Hortênsias, para tratar dos critérios de escolha da região, e para aprimorar o diálogo entre a cidade e os municípios que compõem ambas as regiões.

As semelhanças culturais e as ligações históricas de Caxias do Sul com as cidades constituintes, guiaram a decisão unânime da região Uva e Vinho. Esta conta com 29 municípios, mas poderá chegar a cerca de 33 na próxima revisão.

Segundo o Secretário do Turismo de Caxias do Sul, Enio Martins, as boas relações vão ser mantidas com os municípios vizinhos, independente da região que fazem parte, já que, para ele, “estamos alinhados em trabalhar o destino Serra Gaúcha". Destaca, como exemplo, que na última Semana Municipal do Turismo, e para a próxima Festa Nacional da Uva, convites foram estendidos a representantes de municípios de ambas as regiões.

A gestora da região, Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), já foi comunicada da escolha. Depois disso, ocorre a oficialização junto ao governo federal, que deve divulgar neste ano um novo Mapa do Turismo.


 

Volta às origens

Desde agosto de 2019, Caxias do Sul integrava a Região das Hortênsias no Mapa Turístico nacional.

A mudança foi uma opção da administração municipal da época e causou muita controvérsia na época. As lideranças do turismo do município não foram consultadas em relação à mudança. Até uma ação na Justiça foi proposta mas não teve êxito.

Algumas lideranças das Hortênsias também manifestaram contrariedade por não terem sido consultadas. Na ocasião, a Secretaria de Turismo de Gramado foi a única que foi voto contrário ao ingresso de Caxias do Sul na Região das Hortênsias.

Agora, com a revisão do mapa que ocorre de dois em dois anos, Caxias volta às origens, unindo-se a Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Carlos Barbosa, entre outras cidades. A nova opção de Caxias deve ser validada pelo Ministério do Turismo.

A Região das Hortênsias será integrada por Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Picada Café.

Tags:Município deixa a Hortênsias

Confira outros posts

Parceria fortalecerá o desenvolvimento de pesquisa voltada a agricultura em Canela
Debates sobre a ocupação urbana seguem nesta quarta no Fórum Gramado
Prazo para moradores de Gramado solicitarem a isenção do IPTU vai até 30 de outubro

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!