Publicado em: segunda, 22 de fevereiro de 2021 às 15:28
Casa da Mulher precisa de apoio para se instalar em Canela
A instituição encontra-se legalizada e recebendo doações de móveis e utensílios.
No interior de Canela está nascendo o Centro de Reintegração Casa da Mulher, instituição que será um espaço para acolhimento das mulheres que se encontrem em necessidade de proteção por violência doméstica ou dependência química. Os alicerces do atendimento são a fé e trabalho.
O prédio (em local que não pode ser divulgado para proteção das mulheres acolhidas ali) está sendo estruturado e a instituição encontra-se legalizada e recebendo doações de móveis e utensílios.
Um dos líderes desta ação é Fabiano Watzlawick, 47 anos, casado com Geise Rafaela (formada em Serviço Social) e pai do Pedro e Ezequias. Formado em Gestão Pública, atuou durante 13 anos no CRERH, sendo atualmente vice-presidente do Conselho do Idoso, presidente do Conselho de Drogas e membro do Conselho Municipal de Saúde. “Sempre fui atuante nessas áreas do controle social. Por isso escolhi a formação nessa área. Foi analisando a situação das mulheres em um contexto geral, vendo suas vulnerabilidades tanto na dependência química, quanto em violência doméstica entre outras situações. Por isso surgiu a ideia de abrir este Centro”, explica Fabiano.
A ele se uniram a esposa Geise, que é assistente social que atuou por oito anos na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Gramado, João Marciano Gil (presidente) do Centro de Reintegração Casa da Mulher , Ivonir Moisés (vice) e dona Cleusa.
ESTRUTURA
Prédios com 350 m² de área construída, com espaço administrativo, salas de atendimento, cozinha, refeitório e sala de estar, dormitórios para até 30 mulheres, espaço de convivência, praça e jardim, e 10 hectares de espaço para desenvolvimento de outras atividades
DIRETORIA
João Marciano Gil - Presidente
Ivonir Moisés - Vice-presidente
Ana Feijó Arzona - Secretária
Fabiano Watzlawick - Tesoureiro
Loreni Barreto - Conselho Fiscal
Cláudio Galle - Conselho Fiscal
Anaurelino Nunes - Conselho Fiscal
Geise Rafaela Watzlawick – responsável técnica
Como ajudar
Para a estrutura e funcionamento da instituição são necessários, beliches, colchões , freezer, alimentos em geral, kit higiene (absorvente, pasta de dente, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico), produtos de higiene e limpeza. roupas de banho e cama, travesseiros, entre outros.
As doações poder ser deixadas na Rua Bernardino Timóteo da Fonseca, 816, Bairro Boeira, em Canela ou os representantes da Casa da Mulher retiram no local.
“Estamos montando uma equipe técnica que fará o atendimento da Casa da Mulher, e já estamos articulando parcerias para que ela se torne um espaço regional”, afirma Fabiano.
Os contatos podem ser mantidos pelo e-mail casadamulher53@gmail.com ou pelos telefones (54) 9 9637-2679 e (54) 9 8144-6687.
PALAVRA DO PRESIDENTE
“Nossa missão é construir juntos uma sociedade mais justa, com igualdade e equidade. Tenho certeza que nem um pai ou mãe gostaria de ver algum familiar na rua do sofrimento. Infelizmente em suas casas não têm condições de ajudar. E desta forma podemos, juntos com a sociedade civil organizada, através da Casa da Mulher prover uma nova chance, uma esperança de um novo começo com um trabalho que vem primeiro com a fé, segundo trabalho, terceiro com toda estrutura que formamos com os profissionais técnicos na área. Com isso, acreditamos que muitas mulheres irão ter suas vidas mais seguras e justas”.