Blog Ilton Muller

Canela e suas nuances

Manifestações indígenas, movimentações políticas e pessoas dispostas a trabalhar por Canela

MANIFESTAÇÃO INDÍGENA

Realizada no dia 7 de maio de maneira pacífica (foto) pelos indígenas da região, a manifestação contra o Marco Temporal teve repercussões, principalmente, nas redes sociais. Mas se evidenciou o preconceito, desde a cor do cabelo, vestimentas, danças e até de celulares. Está na hora de punir esses reacionários. Indígenas não são “extraterrestres’’, são terrestres e guardiões do meio ambiente. Eles são a natureza!

 

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

Nos bastidores, todos os partidos estão se articulando para as eleições municipais. A atual administração deve ter dois candidatos a prefeito, sendo que um deve migrar para outro partido aliado. “Vão jogar com dois pontas”, os chamados “novos rostos” que colocam sua juventude seguindo rigorosamente a cartilha do atual prefeito....

Já o então vice-prefeito deve concorrer contando com apoio da oposição. Pena que demorou a ver a “luz” no fim do túnel, mas se posicionou. E isso é importante!

No PDT, muitos acreditam ainda numa chapa “puro sangue”. O mesmo acontece com os pequenos partidos de esquerda, embora pensem que o futuro partidário passa por uma Câmara de Vereadores renovada e sem o vício existente. Já a esquerda “ raiz” – que não come criancinhas, omo proclamam alguns, terá sua representação.

 

PERFIL DO NOVO PREFEITO

A grande maioria dos eleitores clama por mudanças. Sessões públicas na Câmara de Vereadores lotam, contribuintes acompanham na internet – mesmo que alguns vereadores não acreditem no poder das redes sociais - querem uma cidade sem cartéis, sem nichos eleitorais, sem corrupção , sem preconceitos e medo, uma imprensa livre, democrática e não cooptada. Com planejamento urbanístico e ambiental, mais cultura e arte, com valorização da mão de obra local, com empregos ,não subempregos. APOSTAM E VÃO VOTAR EM QUEM TRABALHA COM A VERDADE E ESCUTE A COMUNIDADE. Tenham certeza, não haverá tamanha abstenção como na eleição anterior. O povo vai votar para mudar, a comunidade não aguenta mais...

 

ASFALTO

Asfaltamento sem rede de esgoto lembra uma clínica ortopédica em POA, onde engessavam até o carteiro quando ia entregar uma simples carta. Meta? TCU analisa a máfia do asfalto no país…

 

DIVERSIDADE

Ainda temos pequeno grupo que “não saíram do armário” para ver o sol. A diversidade já faz parte do cotidiano de Canela, não adianta tachar bares, restaurantes, comércio e outras atividades artesanais como se fossem “exterminadores”. São esses - forasteiros como dizem – que compõem boa parte da nova parcela de eleitores. Eles trazem consigo o amor pela natureza, das coisas simples, da cultura, arte e do amor pelo que fazem, como a maioria dos imigrantes que formaram a nossa cidade.

 

TERCEIRO SETOR

Cresce sobremaneira as entidades e grupos preocupados com o futuro de Canela, como os AMIGOS DAS ARAUCÁRIAS, formado por pessoas interessantes, preocupadas com o meio ambiente, integrantes técnicos com vasto conhecimento na área ambiental, cultural e jurídica, ativistas do bem.

Crédito das fotos: Inventário Audiovisual

Tags:Luciano Jacobi / Opinião

Confira outros posts

Entre 5 e 80 reais: projeto de lei cria a Taxa de Preservação Ambiental
Trabalhadores da saúde do São Miguel e UBS receberão ingressos dos espetáculos do 36° Natal Luz
Eloi Borkert segue no comando do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!