Blog Ilton Muller

Canela e suas nuances

Manifestações indígenas, movimentações políticas e pessoas dispostas a trabalhar por Canela

MANIFESTAÇÃO INDÍGENA

Realizada no dia 7 de maio de maneira pacífica (foto) pelos indígenas da região, a manifestação contra o Marco Temporal teve repercussões, principalmente, nas redes sociais. Mas se evidenciou o preconceito, desde a cor do cabelo, vestimentas, danças e até de celulares. Está na hora de punir esses reacionários. Indígenas não são “extraterrestres’’, são terrestres e guardiões do meio ambiente. Eles são a natureza!

 

ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

Nos bastidores, todos os partidos estão se articulando para as eleições municipais. A atual administração deve ter dois candidatos a prefeito, sendo que um deve migrar para outro partido aliado. “Vão jogar com dois pontas”, os chamados “novos rostos” que colocam sua juventude seguindo rigorosamente a cartilha do atual prefeito....

Já o então vice-prefeito deve concorrer contando com apoio da oposição. Pena que demorou a ver a “luz” no fim do túnel, mas se posicionou. E isso é importante!

No PDT, muitos acreditam ainda numa chapa “puro sangue”. O mesmo acontece com os pequenos partidos de esquerda, embora pensem que o futuro partidário passa por uma Câmara de Vereadores renovada e sem o vício existente. Já a esquerda “ raiz” – que não come criancinhas, omo proclamam alguns, terá sua representação.

 

PERFIL DO NOVO PREFEITO

A grande maioria dos eleitores clama por mudanças. Sessões públicas na Câmara de Vereadores lotam, contribuintes acompanham na internet – mesmo que alguns vereadores não acreditem no poder das redes sociais - querem uma cidade sem cartéis, sem nichos eleitorais, sem corrupção , sem preconceitos e medo, uma imprensa livre, democrática e não cooptada. Com planejamento urbanístico e ambiental, mais cultura e arte, com valorização da mão de obra local, com empregos ,não subempregos. APOSTAM E VÃO VOTAR EM QUEM TRABALHA COM A VERDADE E ESCUTE A COMUNIDADE. Tenham certeza, não haverá tamanha abstenção como na eleição anterior. O povo vai votar para mudar, a comunidade não aguenta mais...

 

ASFALTO

Asfaltamento sem rede de esgoto lembra uma clínica ortopédica em POA, onde engessavam até o carteiro quando ia entregar uma simples carta. Meta? TCU analisa a máfia do asfalto no país…

 

DIVERSIDADE

Ainda temos pequeno grupo que “não saíram do armário” para ver o sol. A diversidade já faz parte do cotidiano de Canela, não adianta tachar bares, restaurantes, comércio e outras atividades artesanais como se fossem “exterminadores”. São esses - forasteiros como dizem – que compõem boa parte da nova parcela de eleitores. Eles trazem consigo o amor pela natureza, das coisas simples, da cultura, arte e do amor pelo que fazem, como a maioria dos imigrantes que formaram a nossa cidade.

 

TERCEIRO SETOR

Cresce sobremaneira as entidades e grupos preocupados com o futuro de Canela, como os AMIGOS DAS ARAUCÁRIAS, formado por pessoas interessantes, preocupadas com o meio ambiente, integrantes técnicos com vasto conhecimento na área ambiental, cultural e jurídica, ativistas do bem.

Crédito das fotos: Inventário Audiovisual

Tags:Luciano Jacobi / Opinião

Confira outros posts

Inicia prazo para solicitação de isenção no pagamento do IPTU em Gramado
Gramado inicia Circuito Folclórico nas praças, sábado
Final de semana de diversão no Sonho de Natal

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!