Blog Ilton Muller

Brocker lança livro que conta a história de Canela e do turismo regional

Em formato de almanaque, obra foi escrita pela jornalista Liliana Reid

A história de Canela ganhou mais um documento para a sua preservação. A Brocker Turismo está promovendo o lançamento do livro “Onde Tudo Começou – o Almanaque da Historia e do Turismo de Canela”, escrito pela jornalista Liliana Reid. A obra reúne informações sobre a história do turismo na região em formato de almanaque, com narrativas, fatos pitorescos, datas e dados históricos contados em forma de linha do tempo, traçando um paralelo com os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. “Ao completar seus 25 anos, a Brocker Turismo ajudou a viabilizar este importante projeto de resgate da memória de Canela, principalmente para que as novas gerações possam conhecer mais sobre as origens da cidade”, explica a autora Liliana Reid.

O livro é ilustrado com imagens do acervo das primeiras famílias da cidade e seus descendentes, intercaladas com reproduções de revistas e documentos de época. Em ordem cronológica, conta um pouco da história dos primórdios de Canela, enfatiza os primeiros 75 anos de emancipação do município e resume em cada década o que aconteceu na cidade desde a chegada do primeiro casal de imigrantes alemães no Caracol até os novos empreendimentos de 2020. 

Desde sua concepção, o projeto teve a participação e a supervisão de Antônio Olmiro dos Reis, principal responsável pelos arquivos históricos de Canela. Teve também a colaboração do escritor especializado em história do Brasil, Eduardo Bueno, com textos de abertura e encerramento, e a contribuição de escritores, jornalistas e pesquisadores, como Pedro Oliveira, Vitor Hugo Travi, Luciana Zanatta, a atriz Lisiane Berti, além de textos e colaborações de importantes profissionais da comunidade. A arte e o design são de Adriana Guimarães, a produção gráfica do fotógrafo Fernando Bueno e a direção editorial e edição da jornalista Liliana Reid.

O livro está à venda no Empório Canela (Rua Felisberto Soares, 258 - Centro, telefone e WhatsApp 54-3699-1121), inclusive pelo site www.emporiocanela.com.br  e nas agências da Brocler Turismo em Canela, Gramado e Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Tags:Memória

Confira outros posts

Centro de Cultura abriga mostra de 56 artistas gramadenses
Noite do Educavídeo no Festival de Cinema será dia 12 de agosto
Pedágio de Três Coroas ganha pista exclusiva para cobrança automática

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!