Blog Ilton Muller

Bandeira preta em Canela e protocolos da vermelha em Gramado

Apesar de viverem situação de pandemia semelhantes, os municípios tomaram decisões distintas

Apesar de viverem situação de pandemia semelhantes, os municípios de Canela e Gramado tomaram decisões distintas em relação ao Modelo de Distanciamento Controlado do RS que classificou a região em bandeira preta. A Prefeitura de Canela não adotou o sistema de cogestão com o Estado, o que indica que na cidade devem ser seguidos os protocolos dessa bandeira mais restritiva. Já a Prefeitura de Gramado reiterou o protocolo de cogestão com o Estado, o que lhe permite adotar as medidas previstas na bandeira vermelha, menos restritiva que a preta.
O prefeito canelense, Constantino Orsolin, afirmou que tomou a decisão com base no crescente número de casos registrados no município e a superlotação do hospital. “Muitas atividades serão fechadas, outras nem tanto”, afirmou o prefeito Constantino Orsolin. “Isso que estamos colhendo agora é fruto das nossas irresponsabilidades. Nossas aglomerações, não uso de máscaras”, comentou o prefeito em manifestação em uma rede social. “Estamos próximos de um lockdown, que é fechar tudo. Temos que assumir nossas responsabilidades: evitar aglomerações e usar máscara”, apelou ele.

GRAMADO
Nesta terça-feira, a Prefeitura de Gramado reeditou decreto prevendo a aplicação das medidas da bandeira vermelha, anterior à preta em que a Serra e Gramado estão inseridas. O documento pode ser conferido no link https://bit.ly/2NQ5HmM .
Pelo decreto, são permitidos o funcionamento do comércio, indústria e serviços, mas o fechamento de todas as atividades deve ocorrer entre às 20 horas e 5 horas (medida prevista para todo o RS). “A ideia sempre foi cuidar da saúde, mas também da economia. Estamos fazendo isso, apesar das dificuldades. Essa flexibilização nada mais é do que auxiliar os negócios econômicos do nosso município”, afirmou o prefeito Nestor Tissot em live em uma rede social na manhã desta terça-feira. Apelou para que todos redobrem os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus.”Vamos nos cuidar e nos preparar para a Páscoa, que é um momento de grande movimentação turística”, afirmou.

Tags:Covid-1

Confira outros posts

Neste sábado ocorre a aplicação da segunda dose da AstraZeneca, em Canela
Gramado vacina idosos com 60 anos ou mais na tarde desta segunda-feira, no ExpoGramado
Fiéis montam tapetes coloridos para celebrar dia de Corpus Christi

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!