Blog Ilton Muller

Banda do Festival toca nesta sexta-feira

8° Gramado In Concert segure até este sábado (19)

Com a proposta de promover o acesso à qualificação, o 8° Gramado in Concert conta com uma rotina intensa de ensaios para os 180 estudantes de todo o Brasil inscritos no evento. Dedicação e disciplina são as palavras-chave para os alunos que estão em Gramado.

No cotidiano do festival, os estudantes que fazem parte da Orquestra Sinfônica ensaiam no turno da manhã no ExpoGramado e, na parte da tarde, participam de oficinas com os professores no Caic. Já os alunos selecionados para formar a Banda Sinfônica do Festival, recebem aulas no turno da manhã e ensaiam em conjunto no turno inverno.

Além do Concerto de Encerramento com a Orquestra do Festival na noite de sábado, outra mostra do resultado do trabalho dos alunos e professores poderá ser conferida nesta sexta-feira, 18, às 20h, na Sociedade Recreio Gramadense, no concerto "Bandas ao Redor do Mundo" com a Banda Sinfônica do Festival.

 

60 estudantes

Sob a regência do coordenador artístico e maestro Leandro L. Serafim, a banda é formada por 60 estudantes. No programa, importantes obras para banda sinfônica, incluindo composições e arranjos de Meij, Salgado, Reineke, Curnow, Saint-Saëns, Pryor, Nestico e Barroso. Outra obra de destaque é a que dá nome ao concerto, "Bands Around The World", arranjada por Paul Yoder e Harold Walters, um medley que inclui obras interpretadas por bandas dos mais diversos países. O concerto contará com a participação do Coral do Festival e dos solistas Luiz R. Serralheiro (tuba), Radegundis Tavares (trompa) e Carlos Freitas (trombone).

 

Coral do Festival

Sob a coordenação da maestrina Isabela Siscari, o Coral do Festival é constituído por cerca de 30 alunos. Além da apresentação com a Banda do Festival na sexta, eles irão fazer apresentação no sábado, às 11h, na Igreja do Relógio. O programa será inteiramente composto por obras de compositores brasileiros. Dividido em dois momentos contrastantes, a primeira parte será essencialmente sacra, com obras de Lobo de Mesquita, Nunes Garcia, H. Oswald, Villani-Côrtes, E. Mahle e E. Aguiar. Já a segunda parte, terá obras populares de R. Carvalho, Villa-Lobos, W. Henrique, A. C. Jobim, V. de Moraes, J. A. da S. Callado e Ary Barroso.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (17)

15h - Conhecendo o Festival com a Banda Sinfônica

Expogramado

17h - Música para Cordas com a Camerata da Orquestra Jovem de São Paulo

Sociedade Recreio Gramadense

18h30 - Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno

Vila do Vinho - Praça das Etnias

20h – Florestan em Cena – Música de Câmara com os Professores do Festival

Sociedade Recreio Gramadense

 

Sexta-feira (18)

10h - Conhecendo o Festival com a Orquestra Sinfônica

Expogramado

15h - Conhecendo o Festival com a Banda Sinfônica

Recreio Gramadense

17h – Recital de Alunos

Sociedade Recreio Gramadense

18h30 – Zacur Quartet

Vila do Vinho - Praça das Etnias

20h – Bandas ao Redor do Mundo com a Banda Sinfônica do Festival

Sociedade Recreio Gramadense

 

Sábado (19)

9h – Zacur Quartet

Sky Palace Hotel

11h – Coral do Festival

Igreja do Relógio

14h - Recital das Classes de Sopro e Percussão

Vila do Vinho - Praça das Etnias

19h - Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica do Festival

Sociedade Recreio Gramadense

22h – Big Band do Festival

Vita Boulevard

 

Fotos: Rafael Cavalli/Divulgação

Confira outros posts

De Londres para Gramado
Cucas e pães fresquinhos na praça das Etnias
Desfile de Carretas é neste sábado na Festa da Colônia

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!