Blog Ilton Muller

Artista visual Gilmar Stahl expõe no Centro de Cultura de Gramado

A mostra “De Olho na Arte” pode ser visitada até 25 de maio

O artista visual Gilmar Stahl, de Gramado, abriu ontem a mostra “De Olho na Arte” no Centro Municipal de Gramado. A exposição acontece de forma híbrida (presencial e virtual), seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, com 25% de ocupação. 
Artista visual de estilo próprio, olhar sensível, Gilmar Stahl, desde criança manifestou seu dom através do desenho. Autodidata, começou a pintar depois dos 40 anos, assim transformou um antigo matadouro da família em seu atelier, onde trabalha e pode-se apreciar sua vasta produção artística contínua de trabalho.
Traços fortes e marcantes que estabelecem em sua pintura, cores que criam formas nas suas obras, uma característica que ele classifica como “chucra” pois não seguem nenhuma fórmula pré-estabelecida: é voluntariosa, livre e fluida, abstrata como conceito e contemporânea na sua concepção.
No âmago da arte de Gilmar Stahl, as formas e cores criam relações com as superfícies sendo uma arte não representativa estática e óbvia, por sua linguagem puramente abstrata.
Entretanto o artista com sua mostra individual “De olho na Arte”, instiga ao espectador, há uma conversa entre o figurativo e o abstrato, expressando aqui a sua percepção pela necessidade pulsante de que o ser humanos volte seu olhar para a arte em busca de sensibilidade e mais humanidade.
A exposição “De olho na Arte” é composta de 14 obras pintadas em acrílico sobre tela em 2021, com retratos de personalidade e personagens conhecidos, com os elementos das suas formas abstratas que são características de sua obra, sobre a figura das personalidades, que são desde Amy Winehouse até Madre Teresa de Calcutá, e personagens como o Coringa à Jack Sperrow.
Um universo de relações significativas entre formas, linhas e cores, conectando seu fazer artístico ao observador para um convite ao despertar para vivenciar a mostra individual ´´De olho na arte.``
“A arte é minha forma de vida, e é a arte que alimenta a alma”, afirma Stahl.

Texto: Débora Irion

Tags:Autodidata

Confira outros posts

Sicredi Pioneira lança primeira agência 100% digital
Rita Gil participa de mostra coletiva no México
36º Natal Luz terá quatro grandes atrações até o dia 16 de janeiro

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!