Blog Ilton Muller

Arte de gramadenses na Páscoa de cidade do interior do Paraná

Grupo pintou ovos gigantes que decoram praça central da cidade de União da Vitória

Resgatar a cultura, a história e o simbolismo da Páscoa é um dos objetivos da Exposição de Esculturas Gigantes de Pêssankas, que é uma das atrações da “Páscoa da União” na Praça Coronel Amazonas, na cidade de União da Vitória, interior do Paraná. Entre as peças expostas estão esculturas de ovos gigantes pintados por integrantes da Associação dos Artistas Visuais de Gramado, contratada para este trabalho.

Os ovos em fibra de vidro foram pintadas com tinta a óleo e fazem referência às Pêssankas, uma tradição ucraniana. A cidade paranaense é um dos berços da imigração da Ucrânia e da Polônia, no Paraná. Os artistas que participaram da pintura dos ovos foram Lurdes Abreu, Sílvia Pilla, Ricardo Veras, Neusa Santarossa, Gilberto Abreu, e Janice Teixeira.

“É o segundo trabalho deste tipo do qual participamos”, afirma Lurdes Abreu, citando que em 2019 o grupo já havia pintado ovos gigantes para a Prefeitura de Prudentópolis (também no Paraná).

Este trabalho da AAVG para a Prefeitura de União da Vitória teve a participação de uma turista de descendência japonesa, que viu a atividade no “atelier-garagem” do prédio de Lurdes Abreu, no Centro de Gramado. Shigneme Missawa, do Paraná, passeava por Gramado com o marido Fernando Lacerda Noronha, e se encantou com as obras. Educadora física e artista plástica, deu sua contribuição em uma das peças. “Foi gratificante participar”, descreveu.

Lurdes Abreu comemorou a possibilidade do grupo apresentar a sua arte em cidades paranaenses. Mais do que a visibilidade, ela destacou a simbologia e o momento em que a exposição ocorre na cidade paranaense. Ricardo Veras acrescenta que as Pêssankas “são parte da cultura ucraniana de pintar ovos de qualquer tipo. Cada desenho tem uma simbologia, lembrando a vida, a fartura, a alimentação”.

 

Em ucraniano, Pêssanka significa escrever

Segundo informações da Prefeitura de União da Vitória, a arte da pêssanka é permeada por elementos simbólicos, com profunda relação com a cultura eslava. A palavra pêssanka, vem do verbo ucraniano pyssaty, que significa escrever.

“Trata-se, assim, de ovos escritos, desenhados, com traços que contam história. A sua origem remonta às antigas celebrações do início da primavera, após o rigoroso inverno. Para as antigas tradições ucranianas, a pêssanka é um amuleto de proteção e, por isso, um presente muito especial.

Artesanato trazido pelos imigrantes ucranianos em meados do século XIX, a pêssanka escrita no Brasil se diferencia das encontradas em outros países da diáspora ucraniana e até mesmo das encontradas no próprio país de origem. Isso porque, na pêssanka brasileira insere em suas composições tradicionais, elementos locais, como pinheiro araucária, gralha azul e Nossa Senhora Aparecida”, informa a Prefeitura de União da Vitória.

 

Na foto acima, as esculturas expostas na praça central da cidade de União da Vitória. E abaixo, os artistas com as peças pintadas em Gramado, quando preparavam o transporte iara cidade paranaense.

Tags:Cultura ucraniana

Confira outros posts

Pâmela Amaro abre série de lives do Projeto Anos 10, nesta quinta-feira
Prefeitura de Gramado retoma processo seletivo de monitores de educação
Gramadozoo participa de campanha para reduzir atropelamentos de fauna silvestre

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!