Blog Ilton Muller

Antônio Gonçalves da Silva é o criador do slogan “Cidade Jardim das Hortênsias”

Expressão passou a identificar a cidade a partir de uma decisão da Secretaria Estadual de Turismo, em 1961

A expressão “Jardim das Hortênsias” que estampa o brasão de Gramado é do radialista Antônio Gonçalves da Silva, que por muitos anos manteve um serviço e despachante em Gramado. Ele nunca requereu o reconhecimento desse fato, mas citou essa frase após a sua chegada em Gramado em 1950, quatro anos antes da emancipação do município. Foi um expoente da e pioneiro da comunicação em Gramado, tendo sido criador de um serviço de alto-falante na cidade (a Voz do Poste), ao lado de Garibaldi Ferreira dos Santos. Junto com Rineu Benetti, criou a Rádio Floresta, primeira emissora de Gramado. A rádio não tinha registro oficial, mas funcionou na década de 60, prestando serviços aos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A emissora encerrou as atividades em consequência de motivos políticos.

A história da Rádio Floresta e de Antônio Gonçalves da Silva serão motivo de futuras publicações.

A expressão criada por Antônio Gonçalves da Silva ganhou o reconhecimento oficial na segunda Festa das Hortênsias (dias 6, 7 e 8 de janeiro de 1961), evento que fortaleceu e incrementou a proposta do turismo em Gramado. Segundo Iraci Casagrande Koppe, foi nesta edição que o então diretor do SETUR - Serviço Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Osvaldo Goidanich , reconhecendo o esforço turístico dos gramadenses, registrou que a partir daquele dia Gramado passaria a ser considerada oficialmente “Cidade Jardim das Hortênsias - Capital do Turismo do Rio Grande do Sul”.

Na foto abaixo Antônio Gonçalves da Silva e Garibaldi Ferreira dos Santos, pioneiros da comunicação em Gramado.

Os passos de Antônio Gonçalves da Silva estão sendo seguidos, atualmente, pelo filho Marco Antero que mantém uma rádio online em homenagem a seu pai. Confira em https://www.gramadoradiofloresta.com.br/index.php

 

A imagem é reprodução do acervo da Rádio Floresta, comn Antônio Goçalves da Silva e Garibaldi Ferreira dos Santos.

Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.

A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (29)

Confira outros posts

Rui e Mateus tocam o melhor do sertanejo na Temporada de Inverno de Canela
Decreto regulamenta as abordagens em via pública
Abertas as inscrições para o Edital de Memória e Patrimônio - Rainha das Hortênsias

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!