Blog Ilton Muller

A hora é agora!

Audiência pública debate a concessão das estradas à iniciativa privada

O valor do pedágio (hoje em R$ 7,90), localização das praças de cobrança, obras necessárias para garantir segurança a motoristas e pedestres…
São muitos os assuntos que podem ser debatidos na noite desta quarta-feira (16), a partir das 18 horas, na audiência pública que debaterá a concessão das rodovias na região. Depois que o Governo do Estado anunciou na semana passada o projeto de concessão das rodovias à iniciativa privada e a extinção da EGR, o encontro de hoje cresce de importância. Como já escrevi, é melhor debater do que chorar mais tarde pelo leite derramado.

Homenagens a Volk e Wasem
O deputado Sérgio Turra (Progressistas) apresentará projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo o nome de Horst Volk para a estrada RS-373, que liga a Serra Grande a Santa Maria do Herval. Volk foi empresário do ramo calçadista (Calçados Ortopé), deputado estadual (1983 a 1986) e prefeito nomeado de Gramado entre 1969 e 1973. Ele faleceu em 24 de fevereiro de 2020, aos 86 anos. Horst Volk nasceu em Campo Bom e fundou, junto com os irmãos e o pai Ernst, a Calçados Princesinha, que originou a Ortopé.
Já o deputado estadual Matheus Wesp (PSDB) está empenhado em batizar a RS-466 (Estrada do Caracol) com o nome de um dos primeiros moradores de Canela, Guilherme Wasem. O Caracol foi o berço do turismo regional com seus hotéis e casas de veraneio. O primeiro morador foi Guilherme Wasem e sua esposa Bárbara, imigrantes prussianos vindos de Dörrebach (Alemanha).

Reconhecimento ao empreendedorismo
Gramado é a primeira Indicação Geográfica para chocolate artesanal no Brasil. O INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial publicou este reconhecimento em sua revista, nesta terça-feira (15), após aprovação pelo Congresso Nacional no ano passado. Um dos líderes do movimento que possibilitou esta conquista foi o empresário chocolateiro Altanísio Ferreira de Lima, proprietário do Chocolate Gramadense. Ele faleceu no dia 31 de maio, aos 69 anos. Foi um dos pioneiros do ramo chocolateiro no município e era o presidente da Achoco – Associação dos Chocolateiros de Gramado quando o projeto iniciou sua tramitação na Câmara Federal.

Uber, socorro!
As empresas de transporte por aplicativo como a Uber, poderiam fazer uma campanha para que seus usuários esperassem o embarque longe das faixas de segurança. Seria uma contribuição à mobilidade e impediria que os motoristas praticassem uma infração de trânsito, parando nestes locais.

Tags:Coluna Ilton MullerOpinião

Confira outros posts

Gramado inicia a segunda etapa da vacinação contra influenza
Dois bailes animam o rodeio de Gramado nesta sexta e sábado
Passeios de Agroturismo serão retomados a partir desta quarta-feira (14) em Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!