Publicado em: quinta, 25 de julho de 2024 às 07:22
200 ano da Imigração Alemã no Brasil
E há 166 anos iniciou o projeto de colonização que criou localidades como as Linhas Araripe e Marcondes

Hoje, 25 de julho, é comemorado o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Nesta data, em 1824, chegaram a São Leopoldo (RS) os primeiros imigrantes de língua alemã.
Por onde passaram, eles e seus descendentes brasileiros, fundaram escolas, hospitais, igrejas e clubes, deixando, assim, suas marcas na sociedade e na cultura do Brasil.
São Leopoldo foi o berço da colonização alemã no Brasil. Foi ali que, em 25 de julho de 1824, 39 imigrantes oriundos de Hamburgo (Alemanha) desembarcaram no rio dos Sinos para iniciarem uma nova vida no Brasil.
Colônia de Nova Petrópolis foi criada 34 anos depois
Nova Petrópolis foi uma das oito colônias provinciais criadas pelo Império do Brasil, para retomar os projetos de imigração e colonização após a Guerra dos Farrapos. A Colônia de Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858, 34 anos depois da vinda dos primeiros imigrantes para o Brasil. A partir de então, chegaram os imigrantes, vindos de "estados alemães” como a Renânia, Saxônia, Pomerânia, Boêmia e do Império Austro-Húngaro.
A formação das Linhas Marcondes e Araripe,
Considerada a colônia mais alemã de Gramado, a Linha Marcondes foi criada a partir do projeto de expansão da ocupação das terras da Colônia de Nova Petrópolis, na época. No livro Raízes de Gramado, de 1999, a pesquisadora e professora Ivoni Nör Paz, registrou este projeto de expansão territorial que originou outras localidades como as linhas Renânia e Araripe. “As famílias vindas da Boêmia após 1870, foram ocupando terras que iam sendo abertas em Linha Imperial, Nove Colônias, Linha Brasil (1874), Linha Araripe (1876), Linha Gonçalves Dias (antes denominada de Dez Colônias, em 1877), Linha Marcondes (se constituiu no extremo norte da Colônia de Nova Petrópolis)”, citou a pesquisadora na época.
Ela cita ainda que uma disputa de terras entre grandes proprietários incentivou o governo provincial a adquirir mais áreas nas adjacências das terras já definidas quando da criação da Colônia de Nova Petrópolis. Foi a partir daí que surgiu a linha Henrique D'Avila, por exemplo, atual Linha Ávila.
Foto da igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (crédito: O Diário/odiario.net)
