Blog Ilton Muller

Vó Lacy Bertoja será nome de praça no Loteamento Ipê Amarelo

Ela se dedicou à doutrina espírita e à assistência social em Gramado

A praça situada na quadra entre as ruas Ipê Roxo, dos Pinheiros, do Cedro e Flamboiant, no Loteamento Ipê Amarelo (Bairro Planalto), em Gramado, será denominada Vó Lacy Bertoja. A homenagem, de autoria do vereador Ike Koetz, foi aprovada na sessão desta segunda-feira da Câmara de Vereadores.

A homenagem reconhece uma das mulheres mais sensíveis, caridosas, carinhosas, visionárias e empreendedoraa sociais da região. Vó Lacy Bertoja nasceu em 13 de março de 1926, em Gramado, e faleceu em setembro de 2020. É mãe de Sérgio, Fernando (em memória), Paulo, Renato, Marcelo (em memória) e Bárbara; avó de 12 netos e bisavó de 14 jovens.

Vó Lacy, como era mais conhecida, passou a se dedicar ao estudo da doutrina espírita, que culminou, em 1991, com a fundação da Sociedade Espírita Esperança. Da entidade nasceram o Núcleo de Estudos Ivan Albuquerque no Altos da Viação Férrea e o Lar de Idosos Maria de Nazaré, situado no Ipê Amarelo. A construção desta casa foi uma das ações sociais que mais teve o engajamento da comunidade, com arrecadação de materiais de construção e equipamentos.

Nas suas ações sociais, nunca cansava de pedir ajuda. “Não canso porque não estou pedindo pra mim”, dizia.

 

 

Foto: Sandro Seewald

 

Tags:Reconhecimento justo

Confira outros posts

"Carro Rei" leva 4 Kikitos e é o melhor filme do 49º Festival de Cinema de Gramado
Gramado recebe novas doses e vai ampliar a faixa etária para 31 anos ou mais
Já tramita na Assembleia projeto que denomina a a estrada do Caracol como Rodovia Guilherme Wasem

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!