Publicado em: segunda, 27 de setembro de 2021 às 09:47
Vitória da inclusão na 1a Corrida Movimenta Gramado
Atividade ocorreu na manhã de sábado (25), no Centro de Gramado e encerrou a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
A 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência encerrou com um evento especial na manhã de sábado: a 1a Corrida Movimenta Gramado pela Inclusão que teve um percurso de 3.240 metros. Iniciou na rua Pedro Benetti (ao lado da Igreja São Pedro), seguiu pela Avenida Borges de Medeiros até o Corpo de Bombeiros, passando pela Rua Salgado Filho, Rua Garibaldi, Avenida das Hortênsias, novamente a Avenida Borges e finalizando na Rua Pedro Benetti. A Corrida não teve vencedores e todos ganharam medalhas.
A ação foi da Secretaria de Educação de Gramado, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Gramado) e o Projeto Somos um Só, de Novo Hamburgo.
O Somos Um Só disponibilizou os equipamentos adaptados para a corrida, como triciclos, handbike (bicicleta feita para cadeirantes) e bike com pedal guiado. Cada portador de deficiência física foi conduzido por uma dupla composta por corredores voluntários ou familiares.
O evento teve como objetivos estimular a prática de atividade física nas pessoas com algum tipo de deficiência, apresentar à comunidade a importância da valorização e assistência às pessoas com deficiência, auxiliar na reabilitação e na inclusão, além de expandir a prática esportiva dessa modalidade.
O Projeto Somos Um Só nasceu há quatro anos (30 de setembro) e foi idealizado por Jocelin Oliveira Loureiro com o objetivo de inclusão, em que atletas levam, pessoas com deficiência em triciclos adaptados. “A cidade nos acolheu muito bem e vimos que está preparada para este projeto de inclusão; O Somos Um Só teve projeto aprovado pelo Pro-Esporte RS que contempla cinco municípios: Gramado, Pelotas, Tramandaí, Taquara e Porto Alegre.
“Queremos levar o esporte para as pessoas com deficiência”, afirma Pâmela Martins, alertando para a inclusão e a acessibilidade.
Fotos Ilton Müller