Blog Ilton Muller

Urbia Parques comemora o reconhecimento do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Unesco define a região como um território de relevância geológica internacional

O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul acaba de ser reconhecido pela Unesco como um território de relevância geológica internacional e agora passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network - GGN) como o segundo geoparque brasileiro com a chancela. A Urbia Parques, que tem a concessão dos serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza nas áreas de acesso ao público dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, comemora o título, fundamental para fomentar o turismo ambiental nas cidades do Geoparque. Com isso, o Brasil passa a ter três Geoparques, sendo o primeiro deles o de Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006, e agora os Caminhos dos Cânions do Sul (entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e de Seridó (Rio Grande do Norte), também reconhecido nesta semana.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pela Unesco após a 214ª sessão do Conselho Executivo. Os Geoparques são considerados territórios do futuro, nos quais riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades. O Geoparque Cânions do Sul é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; e Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. O território abrange uma área total de 2.830 km² e em que residem cerca de 74 mil habitantes.

 

Impactos positivos

"É uma grande alegria ver a região onde a Urbia Parques atua recebendo tamanho reconhecimento internacional da região. Só aumenta a responsabilidade na atuação em promover o destino e melhorar as experiências dos visitantes. A chancela da Unesco trará impactos positivos na comunidade dos cânions, e grande área de influência em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de estimular a profissionalização do turismo ambiental e no desenvolvimento sustentável", reforça Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia Parques.

No próximo dia 21 de abril, a Unesco apresenta os novos Geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas (horário de Brasília), no canal do YouTube: Global Geoparks Network.

Os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um Geoparque Mundial da UNESCO deve demonstrar o patrimônio geológico de relevância internacional. Além disso, seu propósito consiste em explorar, desenvolver e celebrar as relações entre esse patrimônio geológico e todos os outros aspectos patrimoniais naturais, culturais e imateriais da área.

 

Crédito da foto: Luciano Barreto

Tags:Destaque internacional

Confira outros posts

Túnel celebra o amor na Temporada de Inverno de Canela
Gramado e Óbidos celebram parceria cultural no FiliGram
EGR promete mais uma obra paliativa na Várzea Grande

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!