Publicado em: terça, 04 de junho de 2024 às 00:33
Trem trouxe crescimento econômico e cultural à região
E foi o motivo da transferência da sede do 5º Distrito da Linha Nova para o lugar chamado Gramado

- Em 1912, a Empresa João Corrêa & Filhos começou a construir a linha férrea que ligaria Taquara a Canela. Foi então que lideranças políticas da época decidiram transferir a sede do 5º Distrito de Taquara que se localizava na Linha Nova para a localidade conhecida como Gramado. O trem chegou na Várzea Grande em 1º
de junho de 1919; em Gramado em 1921; e em Canela em 1924. A extinção do ramal entre Taquara e Canela ocorreu em março 1963. O trem foi o grande impulsionador do desenvolvimento da região.
Segundo Wanderley Cavalcante, ativista da cultura, patrimônio histórico, memória social e processos museológicos, pesquisador, historiador e especialista em ensino de História, a chegada do trem proporcionou um impacto muito grande na vida dos moradores da região. “Antes de chegar à Várzea Grande em 1919, Sander era o grande concentrador comercial. Quando chegou na Várzea Grande, esta localidade passou a ser este polo concentrador comercial. Ficou mais fácil o escoamento da produção agrícola e a atividade comercial”, afirma o historiador.
Wanderley cita que a grande e evidente contribuição da chegada do trem a Gramado e Canela “foi a possibilidade do aumento explosivo do escoamento da produção. Ocorreu o intercâmbio econômico e comercial entre as colônias e os grandes centros, como Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Mais produtos industrializados chegaram aqui, importados ou não, e mais produtos coloniais saíram daqui e chegavam em Porto Alegre”. Wanderley cita que começaram a crescer aqui as manufaturas e seus sucessivos ciclos como da madeira celarias, tamancarias, vimes e móveis. Também mais investidores passam a olhar para Gramado e Canela e ocorre uma espécie de transição entre o veranismo e o turismo.
“O trem veio proporcionar o incremento da atividade do veraneio, o futuro turismo. Imagina vir de Porto Alegre até Sander e depois vir de carroça até aqui. Quanto isso não impactou na economia e nos costumes também? Trouxe o fim do isolamento das pessoas, das pequenas comunidades”, afirmou Wanderley.
Fonte: Gramado dos Primeiros Povoadores à Chegada do Trem (1919), escrito por Wanderley Cavalcante, Alex Juarez Müller, Eduardo da Silva Weber, Amanda Elizalde Martins e Jean Carlo Gessi Caneppele.
Fotos: acima, a foto da estação férrea de Gramado, em , hoje a Praça das Comumicaçoes
Acervo da pesquisadora Iraci Casagrande Koppe1922
Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.
A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.



