Blog Ilton Muller

Teatro deve suprir uma carência do município

Proposta apresentada por estudantes da Feevale é animadora para a cultura e turismo

Apesar de ser ainda um projeto, a proposta de construção de um teatro em Gramado é animadora para a cultura e também para o turismo no município. A região não dispõe de uma estrutura como a que foi projetada pelos estudantes O teatro está previsto para ser construído em uma área de cerca de 10 mil m², localizada na Av. Borges de Medeiros, 4.111, no centro de Gramado, que está sob a responsabilidade da Gramadotur. O estudo contempla, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado.

O estudo, feito a partir de um plano de necessidades apresentado pela Prefeitura, contempla, além do teatro, restaurante, café, lojas e espaços para entidades do município. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas diversas visitas a Gramado, onde os alunos estudaram a arquitetura local e a materialidade, observando, também, a premissa da sustentabilidade.
 

Nove estudantes envolvidos

O estudo do projeto foi realizado por nove estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Caroline da Silva Siqueira, Josiel Guadain, Juliana Martini Cordovil, Lucas Oliveira, Nicole Xue Fillmann, Rodrigo Aislan, Rodrigo Macedo, Tayná Thomaz Guterres e Vanusa do Nascimento Ávila. Eles foram orientados pelas professoras Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold e Graziela Rossatto Rubin.
O estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Universidade Feevale. O Centro de Arquitetura e Urbanismo compreende as atividades de ensino que dão suporte ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que é coordenado pela professora Luciana Néri Martins. O espaço visa à melhoria do ensino, proporcionando aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.
Já o Centro de Construções Sustentáveis apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando aos estudantes do curso de Engenharia Civil, que é coordenado pelo professor Marcelo Araújo Machado, uma vivência de ensino aplicada e dinâmica. Com isso, valoriza o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.

Confira outros posts

Canela vacina idosos acima de 81 anos nesta sexta
Laghetto lançou novos mascotes no Dia das Crianças
Turistur Gramado amplia frota com acessibilidade para turistas

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!