Publicado em: quinta, 02 de dezembro de 2021 às 16:25
Teatro deve suprir uma carência do município
Proposta apresentada por estudantes da Feevale é animadora para a cultura e turismo

Apesar de ser ainda um projeto, a proposta de construção de um teatro em Gramado é animadora para a cultura e também para o turismo no município. A região não dispõe de uma estrutura como a que foi projetada pelos estudantes O teatro está previsto para ser construído em uma área de cerca de 10 mil m², localizada na Av. Borges de Medeiros, 4.111, no centro de Gramado, que está sob a responsabilidade da Gramadotur. O estudo contempla, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado.
O estudo, feito a partir de um plano de necessidades apresentado pela Prefeitura, contempla, além do teatro, restaurante, café, lojas e espaços para entidades do município. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas diversas visitas a Gramado, onde os alunos estudaram a arquitetura local e a materialidade, observando, também, a premissa da sustentabilidade.
Nove estudantes envolvidos
O estudo do projeto foi realizado por nove estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Caroline da Silva Siqueira, Josiel Guadain, Juliana Martini Cordovil, Lucas Oliveira, Nicole Xue Fillmann, Rodrigo Aislan, Rodrigo Macedo, Tayná Thomaz Guterres e Vanusa do Nascimento Ávila. Eles foram orientados pelas professoras Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold e Graziela Rossatto Rubin.
O estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Universidade Feevale. O Centro de Arquitetura e Urbanismo compreende as atividades de ensino que dão suporte ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que é coordenado pela professora Luciana Néri Martins. O espaço visa à melhoria do ensino, proporcionando aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.
Já o Centro de Construções Sustentáveis apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando aos estudantes do curso de Engenharia Civil, que é coordenado pelo professor Marcelo Araújo Machado, uma vivência de ensino aplicada e dinâmica. Com isso, valoriza o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.
