Publicado em: domingo, 16 de abril de 2023 às 20:15
Sociedade Recreio Gramadense completou 108 anos
Foi fundado em 15 de abril de 1915, quando Gramado ainda era Distrito de Taquara

Ilton Müller
Em 1913, a sede do 5º Distrito de Taquara foi transferida da Linha Nova para a localidade conhecida como Gramado, sede do atual município. Aquela vila passou, então, a ser o centro de tudo, local de residência das autoridades e das principais famílias. Passou a ter uma vida mais intensa. Foi dentro deste cenário, de poucas opções sociais, que nasceu a Sociedade Recreio Gramadense, em 15 de abril de 1915. A criação do clube social ocorreu na residência de Augusto Zatti, músico e comerciante. O primeiro presidente do clube foi o escrivão João Leopoldo Lied. Os demais integrantes da diretoria eram Pedro Carrera, vice-presidente; Bruno Boelter, primeiro secretário; Pietro Cesare Bertolucci, segundo secretário; José Nicoletti Filho, primeiro tesoureiro; e Pietro Cesare Bertolucci, segundo tesoureiro.
Passados 108 anos, o clube é presidido pela neta do primeiro presidente, Gabriela Ruschel Michaelsen.
Primeira sede em uma casa alugada
Uma casa alugada, na esquina das atuais Avenida Borges de Medeiros e Rua Madre Verônica (onde hoje se encontra a Rua Coberta) foi a primeira sede da Recreio. Em 1928 o clube transferiu-se para a esquina das Ruas Garibaldi e Madre Verônica, onde foram edificadas, mais tarde, duas novas sedes, uma em 1956 e outra em 1999.
Sede remodelada em 1999
Desde 1999 o clube tem uma sede remodelada, em que se destaca um dos mais modernos, luxuosos e amplos salões do interior do Estado, além de salas de festas e de reuniões. O clube possui dois amplos espaços no térreo, que são locados. Um elevador garante a acessibilidade.
A história do clube sempre esteve ligada à prática do bolão, bocha e bilhar (que não são mais praticadas ali), além de bailes como de debutantes e Carnaval. O Carnaval, aliás, está no DNA do clube. É sede do bloco Carnavalesco Velhinhos Transviados, o mais antigo em atividade no município.
Fotos
Atiual presidente, Gabriela Michaelçsen
1915 a 1928: primeira sede, em prédio alugado na esquina da rua Madre Verônica com a Praça Major Nicoletti
1928: prédio de madeira, primeira sede própria do clube. Este espaço, já no atual endereço, foi usado até a década de 50, quando foi construído o novo prédio
1956: a obra da nova sede, em alvenaria, iniciou em 1954 e foi concluída dois anos mais tarde
1999: a atual sede, ampla e moderna, foi construída de 1995 a 1999, no mesmo terreno adquirido em 1928
Primeira presidente do clube, João Leopoldo Lied
Atual presidente, Gabriela Ruschel Michaelsen








