Blog Ilton Muller

Sociedade Recreio Gramadense completou 108 anos

Foi fundado em 15 de abril de 1915, quando Gramado ainda era Distrito de Taquara

Ilton Müller

Em 1913, a sede do 5º Distrito de Taquara foi transferida da Linha Nova para a localidade conhecida como Gramado, sede do atual município. Aquela vila passou, então, a ser o centro de tudo, local de residência das autoridades e das principais famílias. Passou a ter uma vida mais intensa. Foi dentro deste cenário, de poucas opções sociais, que nasceu a Sociedade Recreio Gramadense, em 15 de abril de 1915. A criação do clube social ocorreu na residência de Augusto Zatti, músico e comerciante. O primeiro presidente do clube foi o escrivão João Leopoldo Lied. Os demais integrantes da diretoria eram Pedro Carrera, vice-presidente; Bruno Boelter, primeiro secretário; Pietro Cesare Bertolucci, segundo secretário; José Nicoletti Filho, primeiro tesoureiro; e Pietro Cesare Bertolucci, segundo tesoureiro.

Passados 108 anos, o clube é presidido pela neta do primeiro presidente, Gabriela Ruschel Michaelsen.

Primeira sede em uma casa alugada

Uma casa alugada, na esquina das atuais Avenida Borges de Medeiros e Rua Madre Verônica (onde hoje se encontra a Rua Coberta) foi a primeira sede da Recreio. Em 1928 o clube transferiu-se para a esquina das Ruas Garibaldi e Madre Verônica, onde foram edificadas, mais tarde, duas novas sedes, uma em 1956 e outra em 1999.

 

Sede remodelada em 1999

Desde 1999 o clube tem uma sede remodelada, em que se destaca um dos mais modernos, luxuosos e amplos salões do interior do Estado, além de salas de festas e de reuniões. O clube possui dois amplos espaços no térreo, que são locados. Um elevador garante a acessibilidade.

A história do clube sempre esteve ligada à prática do bolão, bocha e bilhar (que não são mais praticadas ali), além de bailes como de debutantes e Carnaval. O Carnaval, aliás, está no DNA do clube. É sede do bloco Carnavalesco Velhinhos Transviados, o mais antigo em atividade no município.

 

Fotos

Atiual presidente, Gabriela Michaelçsen

1915 a 1928: primeira sede, em prédio alugado na esquina da rua Madre Verônica com a Praça Major Nicoletti

1928: prédio de madeira, primeira sede própria do clube. Este espaço, já no atual endereço, foi usado até a década de 50, quando foi construído o novo prédio

1956: a obra da nova sede, em alvenaria, iniciou em 1954 e foi concluída dois anos mais tarde

1999: a atual sede, ampla e moderna, foi construída de 1995 a 1999, no mesmo terreno adquirido em 1928

Primeira presidente do clube,  João Leopoldo Lied

 

Atual presidente, Gabriela Ruschel Michaelsen

Tags:Memória de Gramado

Confira outros posts

Comida caseira e saborosa: Nostri Nonni
Hector Studios investe em novos personagens e terá tecnologia Masked Singer
Exposição Miniarte Magia inicia no Centro Municipal de Cultura neste sábado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!