Blog Ilton Muller

Rota Panorâmica é opção turística e alternativa à RS-115

Estrada liga Três Coroas e Canela pelo interior dos municípios


A estrada denominada Rota Panorâmica, que liga Canela e Três Coroas pelo interior dos dois municípios, é uma promissora rota turística e alternativa de desafogo da RS-115, que nos últimos anos já esteve interditada em duas oportunidades por longo período de tempo. A rota liga a RS-115, no trevo de acesso à Linha Café (Três Coroas) e termina em Canela, na Linha São João. O projeto total da Rota prevê a ligação asfáltica de 23 km entre os dois municípios, beneficiando inúmeros empreendimentos turísticos, incluindo parques de lazer e de aventura que estão instalados nesse trajeto. “E vai estimular o surgimento de outros atrativos. Existem proprietários que já manifestaram desejo de empreender ali, depois da conclusão desta obra”, comenta o prefeito de Canela, Constantino Orsolin. Além dos benefícios econômicos para as duas cidades, ele cita como positivo o encurtamento em 18 quilômetros a distância entre os vales do Paranhana e Sinos, e a Região das Hortênsias.
Recentemente, ele assinou editais de licitação para contratação de empresa para o licenciamento ambiental e para pavimentação de 7,5 quilômetros da estrada da Linha São João, com recursos oriundos de empréstimo de R$ 12 milhões junto a Caixa Econômica Federal. Segundo Constantino, este empréstimo tem pagamento garantido pelo retorno em tributos que o município terá oriundo dos empreendimentos que estarão ali instalados. “É um financiamento que se paga”, comenta o prefeito, ressaltando que a operação de crédito foi possível graças à capacidade de pagamento da Prefeitura. “Vai definir Canela antes e depois, além de expandir o desenvolvimento daquela região e alavancar o turismo rural”, acrescenta o prefeito.

APOIO DE TRÊS COROAS
A Prefeitura de Três Coroas também tem interesse na execução da ligação asfáltica entre as duas cidades por motivos turísticos e econômicos. Segundo o diretor de Turismo do município, Cristian Krumenauer, no trecho de Três Coroas faltam ser pavimentados 7,3 quilômetros, que compreende principalmente a Linha Café Alta. O interesse, segundo ele, se justifica porque ao longo desta estrada estão situados parques de aventura (rafting é a principal atividade), restaurantes e pequenos estabelecimentos hoteleiros. “Este projeto está em nosso radar, é prioridade para Três Coroas, vamos buscar viabilizar” destacou prefeito Alcindo Azevedo.


FOTO: Estrada da Linha São João, interior de Canela

 

Confira outros posts

Copa Scur dos Campeões 2020 terá sua final sem público nesta sexta-feira
Gramado começa a vacinar adolescentes a partir de 15 anos nesta quinta-feira
Casa da Mulher promove chá beneficente

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!