Blog Ilton Muller

Rita Gil recebeu o Troféu Mulheres Luso-Brasileiras 2022

Foi um reconhecimento à sua arte e ativismo cultural na região

A artista plástica Rita Gil recebeu recentemente o Troféu Mulheres Luso-Brasileiras 2022, concedido pelo Instituto Cultural Português. Artista visual e ativista cultural, tem seu atelier em Gramado, com 35 anos dedicados à arte e estudos sobre a cultura regional, principalmente as ligadas à colonização portuguesa na Região das Hortênsias. Estes estudos estão expressos em pinturas e esculturas. Rita é uma das sócias fundadoras e participa das atividades do Centro Luso-açoriano Região das Hortênsias e Casa Portuguesa de Gramado, como sócia-fundadora e colaboradora cultural.

A homenagem especial do ICP - Instituto Cultural Português foi o reconhecimento por seu trabalho na comunidade luso açoriana. O troféu foi criado pelo escultor Sebastian Santiago Cladera.

Foram destacadas 10 importantes mulheres que fazem a diferença no cenário nacional, estadual e municipal, autoridades, executivas, líderes, empreendedoras, professoras, artistas e guerreiras da cultura e do turismo gaúcho e luso-açoriano. O evento denominado Troféu Mulheres Luso- Brasileiras 2022, aconteceu dia 21 de março, mês das mulheres, no espaço Plenário Ana Terra, na sede da Câmara Municipal de Porto Alegre

O Instituto Cultural Português foi fundado há 43 anos em Porto Alegre e tem amplo trabalho junto aos municípios que valorizam a presença luso-açoriana no Rio Grande do Sul. Sob a liderança da presidente Lenora Horn Schneider e João Riel de Oliveira Brito vem destacando as ações dos 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul neste ano de 2022.

 

Confira outros posts

Equipe U Drive Gramado participa do Gaúcho de Super Turismo
Secretaria realiza cadastramento da comunidade que utiliza os serviços dos postos de saúde
Suspensa a cobrança do estacionamento rotativo pago em Canela e Gramado

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!