Blog Ilton Muller

Regente de corais e cantor: a ligação de Linus Lerner com o Natal Luz e Gramado é antiga

Neste Natal Luz, ele dirige dois espetáculos: Nativitaten e o Primeiro Milagre do Menino Jesus

Linus Lerner tem uma antiga e estreita ligação com Gramado e o Natal Luz. Foi como regente de corais de diversas cidades do RS que ele participou das primeiras edições do evento, quando o principal espetáculo artístico era comandando pelo maestro Eleazar de Carvalho e era apresentado em frente á Igreja São Pedro. Estreou como cantor no Natal Luz no primeiro espetáculo de luzes no Lago Joaquina Rita Bier, em 1992. Ele ligou-se definitivamente a Gramado ao ser um dos idealizadores e diretores do Gramado in Concert, que este ano chegou à sexta edição. Reside há 25 anos nos Estados Unidos. No 36° Natal Luz ele é o diretor geral do Nativitaten – A Criação e o Primeiro Milagre do Menino Jesus.

 

Inspiração de artistas

O maestro Linus Lerner é elogiado pelo carisma e energia apaixonada que ele traz para suas performances musicais, inspirando artistas e transportando o público. Lerner tem regido na Alemanha. Brasil, Bulgária, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México, Panamá, Paraguai, Polônia, República Checa, Turquia e Rússia.

Lerner é atualmente Diretor Artístico e maestro da SASO - Southern Arizona Symphony Orchestra (EUA); OSRN - Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e OSG: Orquestra Sinfônica de Gramado (Brasil); Gramado In Concert: Festival Internacional de Música (Brasil); e ambos o Festival de Ópera de San Luís Potosí e o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner (México). Ele também atua como maestro do Round Top Festival Hill Institute (EUA).

Algumas de suas gravações incluem Mendelssohn (Meridian), com a Royal Philharmonic of London (primeiro brasileiro a gravar com essa renomada orquestra); American Classics (Naxos) e Celebration (Saso) com a Southern Arizona Symphony Orchestra; e Tonheca Dantas (OSRN) com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

 

Carreira consagrada no Brasil e exterior

Linus Lerner também trabalhou como professor e preparador de várias orquestras e coros e para o Sistema "La Esperanza Azteca" no México, onde ensinou mais de 100 professores e regentes. Sua performance de Carmina Burana com a OSRN ganhou o título de "Melhor Performance do Ano". Antes de sua dedicação total à regência, Lerner também cantou com várias companhias de ópera e orquestras nos EUA, Brasil e Europa e recebeu vários prêmios em diferentes competições vocais.

Alguns reconhecimentos e honrarias importantes recebidos pelo Maestro Linus Lerner são: a Medalha Ohtli (o maior prêmio do governo mexicano) por seu trabalho para o desenvolvimento da ópera no México; a medalha Djalma Marinho e a medalha Alberto Maranhão por seu trabalho com a OSRN, bem como a chave da cidade por seu trabalho na comunidade musical de Tucson, AZ.

Lerner recebeu seu título de doutor em música em regência orquestral pela Universidade do Arizona (UA), mestrado em regência orquestral pela Florida State University (FSU), outro mestrado em Performance Vocal no Conservatório de Música da Universidade de Cincinnati (CCM) e bacharelado em música em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil (UFRGS).

Tags:Músico consagrado

Confira outros posts

36° Natal Luz: primeiro fim de semana mostrou que a emoção é intensa
Nova Petrópolis promove novo momento com lançamento de site
Estacionamento rotativo do Vita Boulevard começa a funcionar em agosto

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!