Blog Ilton Muller

Promulgada a Lei da Família Acolhedora de Gramado

Prefeito Nestor e juíza Aline Rissato também assinaram o Termo Cooperação do Programa Apadrinhar

Na tarde de segunda-feira (31) o prefeito Nestor Tissot esteve no Fórum de Gramado onde ele e a juíza da 2ª Vara de Gramado, Aline Rissato, realizaram a promulgação da Lei da Família Acolhedora e assinaram o Termo Cooperação do Programa Apadrinhar.

É importante ressaltar que embora o “Serviço de Família Acolhedora” e o “Programa Apadrinhar” encontrem-se vinculados aos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, ambos diferem-se em suas características e modalidades.

O “Serviço de Família Acolhedora” possui caráter obrigatório e continuado e encontra-se regulamentado través da resolução nº 109/2009. O objetivo da Família Acolhedora é possibilitar o cuidado temporário em casas de famílias acolhedoras, para crianças, adolescentes ou grupo de irmãos que, no momento, não podem permanecer na sua família de origem. A criança ou adolescente e sua família de origem serão acompanhados por assistente social e psicólogo do serviço. A apresentação completa do Programa pode ser conferida através deste link: https://bit.ly/FamiliaacolhedoraLei

 

Estimular manutenção de vínculos

Já o “Programa Apadrinhar” é um instrumento de organização que tem por objetivo estimular a manutenção de vínculos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional com pessoas da comunidade que se habilitem na forma de padrinhos/madrinhas, possibilitando a ampliação das oportunidades de convivência familiar e comunitária a esse público infanto-juvenil.

O prefeito Nestor Tissot destacou que o projeto da Secretaria da Cidadania e Assistência Social, sob coordenação do secretário interino Ilton Gomes, é uma alegria, porque vai beneficiar os jovens, dando-lhes novas oportunidades. “Queremos que todos tenham as mesmas oportunidades para que possam se desenvolver em família e se tornar cidadãos gramadenses preparados”

 

Um marco para Gramado, diz juíza

A juíza Aline Rissato afirma que a assinatura representa um marco para Gramado, já que vai beneficiar a vida dos acolhidos dando a oportunidade de uma convivência familiar, sem que fiquem institucionalizados. “Agora vamos trabalhar para conseguir muitas famílias e para tentar garantir ambientes para todos os jovens”, afirma.

Para saber mais sobre “Serviço de Família Acolhedora” e o “Programa Apadrinhar”, basta entrar em contato com a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, especialmente com o Abrigo Municipal através do número (54) 32860791.

Na foto, o secretária Ilton Gomes, promotor de justiça Max Guazzelli, procuradora Mariana Reis, prefeito Nestor Tissot e juíza Aline Rissto.

 

Crédito: Ascom/PMG

Tags:Família

Confira outros posts

Selo Empresa Amiga da APAE Gramado tem as primeiras adesões
Câmara de Gramado mantém Audiência Pública sobre flexibilização do uso de máscaras
Projeto de lei que cria a Taxa de Proteção Ambiental deve voltar a tramitar Câmara

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!