Publicado em: domingo, 03 de julho de 2022 às 20:34
Projeto “A Palavra está viva!” promoveu oficinas e democratizou o acesso à leitura
Ação em escolas e na Linha Nova encerrou com a criação de um e-book

O projeto de oficinas poéticas livres “A Palavra está Viva!” levou a palavra escrita de uma maneira não óbvia, lúdica e reflexiva às escolas Santos Dumont, Padre Anchieta e Caramuru e aos frequentadores da Sociedade Ipiranga, da Linha Nova. A ação foi selecionada através do edital Retomada Cultural, realização da Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Cultura e com Financiamento do Fundo Municipal de Cultura.
Conforme Naiana Amorim, uma das idealizadoras e oficineiras, o grupo encontrou muitos leitores e pessoas com vontade de ler mais. Na Linha Nova, uma moça achava que não era exatamente uma pessoa leitora pelo fato de não ler clássicos. "É importante mudar a ideia que só é leitor quem lê os cânones. Não devemos tentar atender à expectativa de certos intelectuais que creem nessa falácia. O bom é vivenciar a literatura cotidiana, falada, musicada. E que isso seja prazeroso", comenta Naiara.
Uma embarcação para navegar pelos mares da poesia
Já Adilson Fontoura, outro dos idealizadores dA Palavra!, poetizou ao contar sobre esta grande viagem literária, oportunizada pelo edital Retomada Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura: "Ao criarmos o projeto, imaginamos algo como construir uma embarcação. A tripulação foi gentilmente convidada a navegar, digamos, pelos mares da poesia. O objetivo não foi o destino, e nem o tempo foi comandante. Assim atravessamos por entre mundos reais e imaginários, conversamos sobre literatura, música , cinema, arte, cultura e educação. Falamos sobre a vida, gostos, tretas e rolês, sonhos e desilusões. Usamos a palavra como nossos remos, de modo a pensar que a maneira como nos comunicamos, assim como a literatura, os autores, os livros e toda arte, é aquilo que nos movimenta, que nos tira do lugar, que não nos leva, mas impulsiona."
Um e-Book contém trechos e anotações dos participantes
A etapa final do projeto foi a elaboração de um e-Book que contém trechos e anotações dos participantes, além das imagens clicadas pela fotógrafa Ana Maria Santos. Para encerrar a publicação, o grupo listou uma série de outras iniciativas literárias da região, facilitando ainda mais a busca por quem deseja se atirar no mundo da palavra.
Confira o e-Book através do link https://heyzine.com/flip-book/8bbbf6f962.html e saiba mais sobre o projeto através do Instagram @apalavraestaviva.
Fotos: Sarau na Escola Caramuru (acima), roda de conversa na Linha Nova e capa do e-Book (abaixo)

