Blog Ilton Muller

Privatizações, omissões, canais de comunicação... 

Em tópicos, uma abordagem de alguns assuntos do momento.

PRIVATIZAÇÕES DAS ESTRADAS
Se a privatização das estradas estaduais é inevitável, que pelo menos as Prefeituras, Câmaras e entidades comunitárias e empresariais da região se unam para tirar o melhor proveito disso em favor dos municípios. Se as obras não foram garantidas antes da privatização, não serão conquistadas durante os 30 anos de concessão. 

- A privatização das rodovias é certa. Basta ver que a EGR está recuperando todas as estradas para entregá-las bonitinhas ao futuro concessionário. Foi assim no governo de Antônio Brito, que primeiro recuperou a RS-115, depois a privatizou e pedagiou.

- Quem transita pela RS-115 (Taquara-Gramado) não entende as prioridades da EGR no que se refere a melhorias na estrada. Em Igrejinha, a empresa fez uma rótula em frente à sede do Corpo de Bombeiros para facilitar a saída dos veículos de socorro numa emergência. É justa a preocupação, pois segundos são importantes para salvar uma vida ou uma residência. No entanto, na Várzea Grande, com muito mais fluxo de carros e pessoas, nenhuma obra deste vulto se vislumbra no horizonte. Somente ações paliativas são executadas ali.

- Enquanto isso, mais um acidente fatal foi registrado no trecho da RS-115 na Várzea Grande. Na segunda-feira (17), uma jovem de 19 anos, moradora do bairro Três Pinheiros, em Gramado, foi a vítima fatal de um acidente envolvendo um carro e um ônibus. 

PORQUE A CORSAN ANTES DA COMUSA E DO DMAE?
- Ainda na linha das privatizações, cabe um questionamento. Se a privatização da Corsan é boa, porque as Prefeituras de Novo Hamburgo (que tem a Comusa) e de Porto Alegre (com o Dmae) não privatizam seus serviços municipais de água e esgoto? As duas Prefeituras são administradas por partidos aliados do governador e que defendem a privatização da Corsan.  Poderiam fazer destas autarquias municipais um projeto-piloto de privatização. Se der certo, vamos adiante...

TELEFONES DA BM E FALA CIDADÃO
- Além do 190, a Brigada Militar de Gramado tem mais dois números de telefones para acionar seus serviços: (54) 3295-8250) e ainda do aplicativo Whatsapp funcional (54) 99633-0740, que também atende ligações. Todos são canais 24 horas a disposição da comunidade.

- E desde o mês passado, a Prefeitura de Gramado tem mais um canal telefônico do Fala Cidadão. Além do (54) 3286-2500, agora os pedidos, sugestões e reclamações podem ser feitos pelo WhattsApp (54) 9 9941-7997.

FERIADO EM CANELA
- Na próxima quarta-feira, dia 26, é feriado em Canela. É Dia de Nossa Senhora do Caravaggio. A programação em homenagem à santa católica inclui romarias motorizadas no domingo (23) e quarta (26), com saída às 8h30 em frente a Catedral de Pedras. Estão previstas missas nestes dois dias no sistema drive-in (sem sair do carro), às 14h30.

Tags:Coluna Ilton MullerOpinião

Confira outros posts

Comida caseira e saborosa: Nostri Nonni
Sicredi Pioneira lança primeira agência 100% digital
Um tour pelo interior gramadense

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!