Blog Ilton Muller

Primeiros maquinários foram comprados logo após a instalação do município

Compra ocorreu com apoio de Leonel Brizola, que era prefeito de Porto Alegre

Com a emancipação e instalação do município, Gramado precisava de equipamentos para melhorar a sua infraestrutura urbana. Em relato registrado durante o evento cultural Raízes de Gramado, em 1999, Walter Bertolucci, que foi o primeiro prefeito eleito de Gramado, citou o apoio do amigo e então prefeito de Porto Alegre, Leonel Brizola, para a compra dos primeiros equipamentos. Brizola foi deputado estadual, prefeito da Capital gaúcha (1º de janeiro de 1956 até 29 de dezembro de 1958), governador do Estado, deputado federal e governador do Rio de Janeiro. Entre 1964 e 1979, durante os governos militares, viveu no exílio. Faleceu em 2004.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma encomenda de 8 máquinas rodoviárias numa importação direta dos Estados Unidos pela Prefeitura de Porto Alegre, cujo prefeito era Leonel Brizola. Ele chamou a todos os municípios do Rio Grande do Sul, não havendo nenhuma discriminação política. Todos que desejavam se equipar tiveram a mesma oportunidade”, afirmou Walter Bertolucci, que integrou a comissão central que liderou a importação.

“Aproveitei e equipei a Prefeitura de Gramado. Fomos até arrojados em demasia. Na ocasião, em termos de máquinas, nós tínhamos um parque rodoviário maior do que Caxias do Sul”, afirmou Walter na ocasião.

Walter foi prefeito de Gramado entre 1955 e 1959. Em 1962 foi eleito deputado estadual e em 1968 foi novamente eleito prefeito de Gramado. Foi cassado pelo regime militar 90 dias após a posse. Faleceu em 2008 aos 87 anos.

 

Na foto do acervo da família de Walter Bertolucci, a demonstração do maquinário adquirido na ocasião.

 

Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.

A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (32)

Confira outros posts

Toque OK é campeã de Circuíto de Vôlei
Reconhecimento a quem contribui para o crescimento de Gramado
O que é e para quem é a imunidade parlamentar

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!