Blog Ilton Muller

Pregopar comemora 30 anos neste sábado

Empresa é especializada em acessórios para móveis, ferragens, ferramentas, entre outros produtos

 

O porão da casa, no bairro Piratini foi o começo da Pregopar Distribuidora de Ferragens, que neste sábado, dia 15 de maio está completando 30 anos. Os irmãos Gerson e Sérgio Bérgamo, contaram om o apoio dos pais Adélio e Tereza para abrir o negócio próprio, cedendo o espaço junto à residência na Rua Augusto Balzaretti. A ideia era atender principalmente as indústrias moveleira e de esquadrias  que estavam em ritmo acelerado naquela época.
“Começamos pequenos, no ramo de atacado, vendendo pregos e parafusos”, recorda Gerson. A origem do nome da empresa é justamente os primeiros produtos comercializados. “As indústrias da região eram atendidas por representantes comerciais que visitavam as empresas de tempos em tempos.  Além da visita não ser frequente como a indústria precisava, as entregas não eram regulares, o que prejudicava a produção”, afirma Gerson. O sucesso foi quase imediato, segundo ele, porque puderam oferecer produtos de qualidade, com preços competitivos e à pronta entrega. “Foi um ganho muito grande para as empresas da região”, comenta Gerson.
Outro fator que ajudou no crescimento da empresa foi o conhecimento que eles tinham do funcionamento de uma fábrica. “Eu trabalhei dentro de uma fábrica de móveis e conhecia desde a administração até a produção”, comenta Gerson.
Consolidada na Região das Hortênsias, com o tempo a empresa foi ampliando a sua atuação para os vales do Paranhana e Sinos, através de vendedores externos. 

Nova sede na Rua São Pedro
Com a ideia de ampliar o negócio, a Pregopar adquiriu um terreno na Rua São Pedro, que na época (final da década de 90) não tinha ligação com a Avenida Borges de Medeiros. O negócio se expandiu cada vez mais exigindo que a empresa ampliasse a sua área de atuação também para o varejo. Hoje são mais de 10 mil itens que incluem acessórios e ferramentas para a indústria moveleira, esquadrias e construção civil, elétrico eletrônico, ferragens, ferramentas, fitas e embalagens, fixadores, hidráulico, químicos, segurança e entre outros.  . “Vai na Pregopar que tem”, comenta Gerson, ao referir-se a uma expressão que tem  ouvido bastante dos clientes.

Mudança na sociedade e apoio de clientes e colaboradores
Além do comércio de atacado e varejo, a empresa possui a Transportada Pregopar, que atende basicamente a indústria moveleira em quase todo o Brasil. O negócio surgiu numa parceria com os irmãos Sérgio e Paulo (que era caminhoneiro), justamente para atender o setor moveleiro nos anos 90.
Em abril de 2016, os irmãos Gerson e Sérgio separaram a sociedade, cada um ficando com parte dos negócios. Gerson ficou com a loja e a transportadora. “Foi uma decisão tranquila, pensando na preservação dos negócios”, afirma Gerson.
Ele destaca que chegar aos 30 anos consolidada no mercado é resultado da seriedade com que os negócios sempre foram tratados. Mas ele divide esta conquista com os clientes e colaboradores. “Não se faz nada sozinho. Temos uma equipe muito comprometida, que gosta do que faz”, afirma Gerson. Entre os colaboradores, o mais antigo é Francisco Moacir de Almeida, o Baiano. Ele destaca, ainda, o apoio da família, da esposa Sandra e dos filhos Bianca, Bruno e Bernardo. Antes de formar-se em Odontologia, Bianca trabalhou a empresa. No momento, Bruno está trabalhando na empresa, depois de atuar como menor -aprendiz. “Hoje já faz parte da equipe de trabalho,  demostrando muita competência, profissionalismo e dedicação à empresa”, frisa Gerson.


Comemoração com trabalho
Seguindo o estilo “trabalhar sempre para crescer”, a loja da Pregopar estará aberta neste feriado de sexta-feira, com atendimento normal, inclusive amanhã, dia do aniversário.

Tags:Aniversário

Confira outros posts

Obras recuperam os pavilhões da Festa da Colônia
EGR promete mais uma obra paliativa na Várzea Grande
Inscrições para o Fundo Social da Sicredi Pioneira terminam nesta sexta-feira

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!