Blog Ilton Muller

Parques do Caracol e Tainhas serão concedidos ao Consórcio Novo Caracol

Empresa que administra os bondinhos do RJ venceu o leilão ocorrido na manhã desta quinta-feira

A empresa Iter Parques, que lidera o Consórcio Novo Caracol, será a nova administradora dos parques estaduais do Caracol, em Canela, e de Tainhas, nos Campos de Cima da Serra. O prazo de concessão é de 30 anos. O grupo apresentou a melhor proposta em leilão realizado na manhã desta quinta-feira (11) na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. A Iter Parques é a responsável pelo bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. No momento, o Parque do Caracol está concedido ao município de Canela, enquanto o Tainhas é mantido pelo Estado, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O valor mínimo previsto em edital era de uma outorga de pouco mais de R$ 2,7 milhões. O consórcio Novo Caracol ofereceu uma outorga de R$ 150 milhões, um ágio de 5.341,15%.

Dr acordo com o edital de leilãom, a vencedora será responsável por qualificar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos visitantes, fomentando o turismo sustentável e gerando renda e desenvolvimento regional em equilíbrio com a preservação ambiental.

 

Turismo e preservação ambiental

O Parque Estadual do Caracol está distante 7km do cento de Canela. Dos 100 hectares do Parque, apenas 25 são destinados ao turismo. O restante da área, formado principalmente por Matas de Araucárias, é preservado. O principal atrativo do Parque é a Cascata do Caracol, formada pelo arroio de mesmo nome, que apresenta queda livre de 131 metros. Também existem no local mirantes, trilhas, escadarias e estrutura para apoio ao visitante, como estacionamento e lojas.

O Parque Estadual do Tainhas é uma Unidade de Conservação integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e situa-se a cerca de 30km do município de Cambará do Sul. Apesar de ter sido criado por meio do Decreto Estadual nº 23.798, de 12 de março de 1975, o Parque Estadual do Tainhas só começou a ser implantado em 2003 através do Projeto Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, que possibilitou a compra de bens e a elaboração do Plano de Manejo. (Plano de Manejo, 2008).

O Parque, ainda, é considerado uma área prioritária para a conservação da biodiversidade brasileira, apresentando importância biológica extremamente alta, principalmente como área para a Conservação das Aves.

 

Crédito da foto: Divulgação

 

Tags:Por 30 anos

Confira outros posts

Opção de passeio feriadão: Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral
Em fase experimental, coleta seletiva terá recolhimento aos sábados em Canela
Gramado Summit encerra nesta sexta-feira.

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!