Blog Ilton Muller

Parque dos Pinheiros, uma unidade de conservação desde 2020

Projeto de barragem não trouxe água potável, mas criou um parque natural

Na postagem anterior, destacamos o projeto de criação de uma barragem no Mato Queimado que possibilitasse o armazenamento de água e, consequentemente, possibilitar o abastecimento de água no município na década de 80. O propósito inicial não foi atendido, mas a área se transformou em um parque natural.

A área foi declarada de utilidade pública para fins de desapropriação em 16 de agosto de 1985. Em 6 de dezembro de 2002, um novo decreto revogou o anterior e redefiniu o propósito da área como de interesse ambiental e paisagístico.

Em 2020, um decreto municipal criou a primeira Unidade de Conservação do Município de Gramado. A criação do parque natural é consequência de uma ação civil movida pelo Ministério Público iniciada em 2014. A partir do decreto, o atrativo passou a denominar-se Parque Natural Municipal dos Pinheiros. A área tem 133 mil metros quadrados, com uma fauna e flora diversificadas, em que se destacam as araucárias.

A área de represamento de água soma 17 mil metros quadrados, pouco mais de 10% da área total do parque.

 

Fotos do Parque dos Pinheiros (crédito: Ilton Müller)

Este conteúdo faz parte de uma série de notícias relacionadas aos 70 anos de Gramado, cuja emancipação política ocorreu em 15 de dezembro de 1954.

A série não segue uma cronologia e procura destacar fatos relevantes e momentos curiosos da cidade em sete décadas.

 

Tags:GRAMADO - 70 ANOS (36)

Confira outros posts

Lei que proíbe distribuição gratuita de sacolas plásticas deve entrar em vigor em 12 de julho de 2023
Parte da Rua Leopoldo Rosenfeld terá mão única até o final do Natal Luz
Jogos Escolares de Gramado reuniram mais de mil alunos

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!