Blog Ilton Muller

Noeli Nicloti produz sabão caseiro, inspirada na infância

A consciência ambiental também move a dona de casa gramadense


Da consciência ambiental e da vida dura na colônia vieram a inspiração e incentivo para Noeli Nicloti enfrentar este período de pandemia. Ela produz sabão caseiro, para uso geral, como louça e roupa. Ela doa e comercializa as barras, o que reforça o seu orçamento desde março do ano passado.
Nascida na Linha Furna, interior de Gramado, Noeli é de uma família de 13 irmãos que viveram na infância a dificuldades da vida na colônia. Ela recorda que naquela época aprendeu a fazer sabão usando sebo, banha e inclusive farinha.
A produção foi incrementada a partir do início da pandemia, em março do ano passado. E ela foi aperfeiçoando o produto ao longo do tempo através de troca de ideias com amigas e vídeos na internet. “A ideia é sempre fazer um sabão melhor, que não agrida o meio ambiente e as pessoas”, afirma Noeli, ensinando que a adição de açúcar, por exemplo, faz com que o sabão não agrida as mãos. Entre os ingredientes  usados estão o óleo de cozinha (reciclagem, que não vai parar no esgoto), cloro, açúcar, bicarbonato, sal e cebo.

Divulgação e incentivo à produção
Na quinta-feira, na terceira edição da Ação do Bem, no bairro Casagrande, promovida pelo grupo ambientalista Gramado Viva, Noeli apresentou os produtos que faz em casa. “É muito potente e  não prejudica o meio ambiente”, afirma Noeli.
A consciência ambiental não se resume à produção de sabão em barra e líquido. Ela foi uma das líderes da horta comunitária que foi mantida por alguns anos no complexo Ernesto Volk, no bairro Piratini. “Tudo era produzido sem uso de veneno”, afirma Noeli. 

Série Meio Ambiente e Trabalho
Nesta série comemorativa à Semana do Meio Ambiente, mostraremos nesta semana exemplos de pessoas que associam trabalho e meio ambiente, encontrando nesta atividade uma forma de sustento ou de complemento da renda familiar.

Para conhecer e contatar
Noeli Nicloti 
Rua Farrapos, 221 – Bairro Piratini – Gramado
(54) 99935-7329

Tags:Meio Ambiente e Trabalho

Confira outros posts

O que você fez na pandemia?
Gramado abre inscrições para projetos esportivos
Municípios podem reduzir exigências protocolos sanitários

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!