Blog Ilton Muller

Mutirão encontra larvas do mosquito da dengue em Gramado

Foram coletadas 23 amostras e em seis delas foram encontradas larvas

A Secretaria da Saúde, através da Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, com apoio de estudantes de enfermagem e voluntários do Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha localizou, no sábado (26), larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela, nos bairros Várzea Grande e Vila do Sol, em Gramado. Foram coletadas 23 amostras e em 6 delas o resultado foi positivo para o vírus.

A equipe da Vigilância Ambiental fez a delimitação da área onde foram encontrados os focos, e todos locais dentro desse perímetro serão vistoriados. “É importante que haja a conscientização da comunidade, pois qualquer recipiente que acumule água pode se tornar um berçário para o mosquito. O período intercalado de chuvas e estiagem, com forte calor, colaboraram para a proliferação do mosquito”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira.

 

Novas açõs estão previstas

As larvas foram localizados em caixas d’ água e piscinas sem a devida manutenção. “Estamos todos em alerta máximo. É importante que cada morador seja um agente de fiscalização verificando seu quintal e também dos seus vizinhos. Ao perceber a água parada é importante que ela seja descartada imediatamente, assim, com atitudes simples vamos eliminar o transmissor de doenças”, concluiu Flávia.

A Secretaria da Saúde pretende nos próximos dias executar novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. As larvas coletadas foram encaminhadas para laboratório onde foram analisadas e tiveram o resultado positivo para a dengue.

 

Crédito: Ascom/PMG

Tags:Estado de alerta!

Confira outros posts

Prefeitura de Gramado anuncia asfaltamento de 3,5 quilômetros na Estrada do Caracol
Treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes é o foco de Lenora Santos
Carlos Hahn lança livro em show no GatoPreto

Cadastre o seu e-mail para receber nossas notícias e novidades!